Fisioterapia Geral
A fisioterapia é um tipo de tratamento que complementa o uso de medicamentos para acelerar a recuperação total de um paciente médico.
O que é fisioterapia?
A fisioterapia é um tipo de tratamento que complementa o uso de medicamentos para acelerar a recuperação total de um paciente médico. Por meio de exercícios físicos, massagens, alongamentos e treinos, o fisioterapeuta consegue diagnosticar e trabalhar as áreas do corpo que foram afetadas por algum tipo de lesão física, neurológica e muscular, causadas por motivos diversos, de acidentes a condições genéticas.
O fisioterapeuta ainda pode indicar tratamentos à base de calor ou de frio, a depender da lesão apresentada pelo paciente, podendo fazer massagens, e também a partir de choques elétricos leves, aplicados diretamente na área danificada.
O paciente pode fazer até mesmo em casa os exercícios recomendados pelo fisioterapeuta, que ensina os movimentos que deverão ser feitos e orienta sobre a frequência e força que deve ser aplicada em cada um deles.
Quais são as vertentes da fisioterapia?
A fisioterapia pode se dividir em vertentes e focos diferentes, como a que alia RPG e fisioterapia. RPG é uma sigla que significa Reeducação Postural Global, sendo que esse é o método da fisioterapia que visa reeducar a postura de um paciente por meio de técnicas de alongamento e fortalecimento dos músculos.
A técnica de RPG foi criada nos anos 80, na França, e é utilizada também para aliviar tensões acumuladas nas costas do paciente.
Para se ter uma ideia, existem diversas áreas para se atuar na profissão, como a fisioterapia aquática feita em piscina, bem como a oftalmológica, a cardiorrespiratória e a pediátrica respiratória e motora. Conheça a seguir alguns focos da fisioterapia.
Já a fisioterapia dermatofuncional é outra vertente que tem como objetivo promover a saúde da pele. Por meio de massagens, como a drenagem linfática, e estímulos elétricos, mecânicos e até fotoelétricos, esse ramo combate problemas como a flacidez da pele, as cicatrizes, as estrias e a gordura localizada, que podem impedir um paciente de ter uma determinada qualidade de vida.
O tratamento terapêutico oferecido pela fisioterapia dermatofuncional pode ser indicado como medida pré e pós-cirúrgica, além de medida complementar para tratar de queimaduras graves, que podem limitar os movimentos do paciente.
Uma terceira vertente da fisioterapia é a fisioterapia neurológica, que visa auxiliar pessoas que sofreram lesões no sistema nervoso, as quais causaram limitações de movimento e problemas diversos, como a tremedeira. Essas lesões podem ser causadas por doenças como doença de Parkinson, esclerose múltipla, paralisia e derrame cerebral.
Na fisioterapia neurológica, os fisioterapeutas trabalham para devolver ao paciente algumas habilidades motoras, além de auxiliá-lo a encontrar novas formas de realizar suas tarefas do cotidiano, buscando trazer de volta parte da independência e da qualidade de vida que se tinha antes das lesões.
A fisioterapia também pode ter uma vertente esportiva, dedicada inteiramente ao tratamento físico de atletas, como jogadores de futebol, que podem ter problemas físicos como lesões. Nesses casos, o fisioterapeuta pode atuar realizando o tratamento de condições e também no fortalecimento físico, como medida preventiva.
Quando é indicado a fisioterapia?
O tratamento de fisioterapia é normalmente indicado por um médico ortopedista ou por alguma outra especialidade médica, como a neurologia ou a pneumologia. Ela serve para diagnosticar problemas relacionados ao movimento e outras funções do corpo humano, cuidando de uma simples dor, até de outros problemas mais graves como AVC, fraturas, traumatismo craniano, entre outros. Ela é indicada para qualquer faixa etária e para todos os tipos de pessoas, visando sempre a melhora na qualidade de vida.
Quais são os benefícios da fisioterapia?
Como as técnicas para o tratamento são extremamente acessíveis e pode ser feita de diversas maneiras, indo desde a aplicação de calor ou frio, com água e inúmeros aparelhos, os benefícios são nítidos não somente para quem busca melhora em lesões ou doenças, mas também pode ser feita por pessoas que buscam melhor qualidade de vida, já que seu impacto é sentido de forma positiva em todo o corpo.
Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Sergipe, Maranhão, Bahia e no Distrito Federal. Marque a sua consulta.