Dermatologia
A dermatologia é a especialidade médica responsável por cuidar do maior órgão do corpo humano - a pele.
O que é dermatologia?
A dermatologia é a especialidade médica responsável por cuidar do maior órgão do corpo humano – a pele. A pele é formada pelas seguintes estruturas: a epiderme, camada externa que fica em contato com o ar, e a derme, a camada mais profunda.
Um médico dermatologista realiza diagnóstico e trata condições diversas que possam afetar as condições dessa parte do corpo humano e em outras áreas adjacentes como cabelos, unhas, pelos e mucosas (gengiva, língua, boca, lábios e área genital).
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, existem mais de 3 mil condições médicas e doenças que podem afetar essas partes do corpo humano.
Quais são as doenças tratadas pela dermatologia?
Existem várias doenças tratadas pela especialidade médica da dermatologia.
Entre as mais comuns, podemos destacar:
- acne;
- alergias dermatológicas;
- vitiligo;
- psoríase;
- hanseníase;
- micoses diversas;
- melasmas;
- câncer de pele;
- queda de cabelo;
- pediculose (piolhos).
Esse profissional da saúde também orienta o paciente em relação à prevenção de condições que podem afetar a pele, como as orientações que são dadas acerca do uso de protetor solar como forma de prevenir o câncer de pele.
O médico dermatologista também tem uma importante atuação quando o assunto são as doenças sexualmente transmissíveis, as doenças venéreas. Trabalhando em conjunto com outras especialidades médicas, como a urologia e a ginecologia, o dermatologista também pode atuar nesse campo.
Quando devo procurar um médico dermatologista?
Um dos principais motivos de busca do dermatologista é a parte estética, como a prevenção de rugas e marcas de expressão, tratamento de acne ou indicação de proteção solar adequada para o tipo de pele.
O dermatologista conhece a fundo os diferentes tipos de pele e é capaz de recomendar rotinas, tratamentos e produtos que são adequados às particularidades de cada paciente.
Além disso, existe também a dermatologia clínica, um ramo da dermatologia que cuida de queimaduras, ferimentos, erupções cutâneas, machucados e diferentes tipos de alterações na pele que acontecem pelos mais diversos motivos.
Entre as principais indicações para buscar um dermatologista, destacamos:
- tratamento de acne;
- controle da oleosidade da pele;
- controle de cravos e espinhas;
- remoção de verrugas;
- remoção de lipomas;
- remoção de quelóides;
- lesões que surgem na pele com presença de pus, como abscessos e granulomas;
- tratamento de manchas na pele, causadas por diversos motivos;
- unhas fracas, quebradiças e manchadas;
- cabelos opacos, quebradiços e com queda exacerbada;
- caspa;
- piolhos;
- controle do suor;
- mau odor em áreas da pele como as axilas e os pés;
- alterações na pele como coceira, vermelhidão, erupções ou descamação;
- excesso de pelos no corpo (hirsutismo);
- manchas e pintas novas, que podem ser suspeitas para câncer de pele.
Como identificar pintas que podem indicar câncer de pele?
Existem diferentes tipos de câncer de pele e cada um tem seu próprio conjunto de sintomas e sinais. Somente um médico dermatologista e exames como a biópsia são capazes de identificar corretamente o tipo de câncer que o paciente possui.
No entanto, vale a pena ficar atento a alguns sinais que indicam que uma nova pinta ou mancha na pele é cancerígena. Entre eles, destacamos:
- pintas que crescem rápido, apresentando a formação de uma casquinha que coça, com secreção;
- pintas brancas, avermelhadas ou cor-de-rosa, que podem coçar;
- pintas assimétricas;
- pintas com bordas irregulares;
- pintas que apresentam mais de uma cor ou tonalidade em um ponto só;
- pintas muito grandes;
- pintas que mudam de formato, cor ou tamanho rapidamente.
Assim como outros tipos de câncer, quanto mais cedo o câncer de pele for detectado, melhor é o prognóstico do paciente. Por isso, fique atento aos sinais de câncer de pele e não hesite em procurar um médico dermatologista para verificar a pinta e sanar suas dúvidas.
Ainda que não seja um câncer de pele, é essencial acompanhar essas pintas atentamente, como forma de evitar problemas no futuro.
Se você possui alguma pinta ou mancha suspeita em seu corpo, tente fotografá-la, como forma de acompanhar seu desenvolvimento junto ao médico dermatologista.
O que é dermatologia estética?
Um médico dermatologista pode ser consultado para tratar de problemas estéticos, como os que advém das espinhas e manchas que podem ocasionalmente aparecer no rosto. Nesses casos, a especialidade médica ganha o nome de dermatologia estética. Nesse braço da dermatologia, o médico atua em prol da manutenção da beleza da pele.
O que é dermatologia pediátrica?
Quando as condições da pele afetam adolescentes, crianças e bebês, um médico da especialidade da dermatologia pediátrica pode ser consultado. Eles realizam o tratamento de condições simples, como a pediculose (piolho) e a escabiose (sarna), até doenças como dermatite seborreica, que pode se apresentar como caspa, e a dermatite atópica, que faz com que a pele da criança tenha uma grande sensibilidade a substâncias como cloro de piscina, poeira e fumaça de cigarro, sendo que se a criança entrar em contato com elas, pode passar pela formação de manchas e machucados que podem coçar muito.
O que é alergo dermatologia?
Para tratar das alergias especificamente, o ramo a ser utilizado é o da alergo dermatologia, especialidade que serve como uma junção da dermatologia com a alergologia, tratando especificamente das condições alérgicas da pele. Muitas vezes, para determinar as alergias, os médicos dessa vertente fazem uso de testes como o prick test, que pode verificar se o paciente tem alergia a materiais como poeira, pólen, látex e fungos.
Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Sergipe, Maranhão e Bahia. Marque a sua consulta.