Clínica Médica Geral
Clínica Médica é uma das especialidades mais abrangentes da medicina. Pode-se dizer que é a responsável por “cuidar do paciente adulto como um todo”.
O que é clínica médica?
A clínica médica é um dos ramos mais amplos da Medicina. Geralmente, os médicos especializados em clínica médica são o primeiro contato de um paciente que possui, por exemplo, uma queixa de dor, mas que não sabe como dar continuidade ao seu tratamento ou a que especialidade médica recorrer.
É por conta desse caráter polivalente que os profissionais de clínica médica devem ter uma formação mais abrangente, com um pouco de conhecimento em cada uma das áreas da Medicina, promovendo, assim, a integração de cuidados.
A atuação do profissional de clínica médica
Por meio dos relatos dos sintomas dos pacientes, da realização de exames clínicos como raios X e exames de sangue, e da avaliação médica, os profissionais de clínica médica conseguem realizar um diagnóstico, iniciar um tratamento e até mesmo orientar o paciente para uma segunda especialidade médica, que vai aprofundar os cuidados e a assistência nos casos de maior complexidade.
Quando um paciente não possui queixas de dor, mas quer realizar uma avaliação completa de seu estado de saúde, o profissional de clínica médica também é a especialidade a ser procurada. Esse médico orientará o paciente a fazer uma série de exames para ter um check-up completo e verificar seu atual estado de saúde. A atuação na prevenção de doenças e condições médicas é um dos pilares do trabalho da clínica médica.
Diferenças entre Clínica Médica e Clínica Geral
Muitos podem confundir esses dois profissionais porque, no Brasil, os termos “clínico geral” e “generalista” são usados para se referir ao médico sem especialização, que ainda não passou pela residência, mas que possui o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) e é considerado apto para praticar a Medicina.
A Clínica Médica, por sua vez, é uma especialidade que exige residência médica. Com ela, o clínico pode tratar pacientes adultos, que não precisam de procedimentos cirúrgicos, realizando diagnósticos e tratamentos e, ainda, o acompanhamento da evolução do paciente, podendo se subespecializar em diversas áreas da Medicina também.
Clínica médica e atenção primária
A clínica médica é, em geral, a especialidade que atua nos modelos de atenção primária à saúde, focados principalmente na prevenção e na qualidade de vida dos pacientes.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a atenção primária é capaz de atender de 80% a 90% das necessidades de saúde de um indivíduo ao longo de sua vida. Isso inclui serviços que vão desde a promoção da saúde e prevenção até o controle de doenças crônicas e cuidados paliativos.
Internações, urgência e emergência
São os médicos especializados na área de Clínica Médica, junto com a enfermagem de clínica médica, que integram a equipe de internação de um hospital, que cuida dos pacientes hospitalizados, bem como a equipe de emergências médicas, que realiza o pronto atendimento hospitalar.
Os hospitais da Rede D’Or possuem mais de 5 mil leitos médicos para a internação dos pacientes que necessitem de cuidados mais intensivos, com a ajuda de profissionais de Clínica Médica.
Os profissionais que trabalham na equipe de Clínica Médica da Rede D’Or são credenciados pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica, além de participarem com frequência do Congresso Brasileiro de Clínica Médica, garantindo um conhecimento atualizado das técnicas mais modernas disponíveis.
Tecnologia aliada à assistência
Alguns hospitais da Rede D’Or atuam na Clínica Médica com um software UpToDate que contribui na tomada de decisão clínica, dando mais agilidade e precisão ao processo. Desenvolvido pela Wolters Kluwer Health, empresa global de serviços de informação e soluções para profissionais nas áreas de saúde, o recurso ajuda a solucionar a grande maioria dos casos clínicos e também auxilia naqueles de maior complexidade.
O recurso de suporte à decisão clínica sugere exames complementares adequados, melhorando a efetividade clínica. Além disso, por tratar-se de uma ferramenta importante também para a construção de protocolos clínicos institucionais, ajuda a reduzir a variabilidade do atendimento. O UpToDate dispõe de mais de 10.500 tópicos clínicos, juntamente com mais de 9.600 recomendações que abrangem 25 especialidades médicas, e funciona na versão mobile, acessível em qualquer lugar, sem precisar de conexão com a Internet.
Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Sergipe, Maranhão, Bahia e no Distrito Federal. Marque a sua consulta.