Neurocirurgia de Coluna
A coluna vertebral é uma das mais delicadas áreas do corpo humano. Além de fornecer a sustentação para o corpo e para seus órgãos principais, como o coração e o pulmão, é por dentro da coluna vertebral que passam os nervos e terminações nervosas responsáveis pelas sensações nos membros e pelos movimentos. É por conta desse caráter de suma importância para o bom funcionamento do corpo humano que a coluna possui seu próprio nicho, quando o assunto são cirurgias direcionadas à essa área do corpo: é a neurocirurgia da coluna.
O que é a neurocirurgia de coluna?
A coluna vertebral é uma das áreas mais delicadas do organismo. Ela é responsável por fornecer sustentação para o corpo e aos principais órgãos, como coração e pulmão. É por dentro dela que passam os nervos e terminações nervosas encarregadas pelo movimento e por transmitir sensações aos membros.
É por conta da sua importância para o bom funcionamento do corpo humano que a coluna possui seu próprio nicho em relação a intervenções cirúrgicas: a neurocirurgia da coluna.
Para além do viés ortopédico, essa cirurgia trata dos nervos e do sistema nervoso que permeiam os discos formadores da coluna. Por vezes, o neurocirurgião especializado pode tratar de condições como hérnia de disco, protrusão de disco, dores no nervo ciático e síndrome do canal lombar estreito.
Alguns dos tratamentos da neurocirurgia da coluna podem incluir os bloqueios e infiltrações para dores na coluna, nos membros e formigamentos nas extremidades do corpo, como mãos e pés.
Certos casos são realizados com o auxílio da especialidade médica da microcirurgia reconstrutiva e até da cirurgia robótica.
Qual médico faz neurocirurgia de coluna?
O médico qualificado para realizar esse tipo de tratamento é o neurocirurgião. Esse profissional se especializa no tratamento cirúrgico de doenças do sistema nervoso central e periférico, que podem atingir regiões como nervos, medula espinhal e gânglios.
O neurocirurgião também pode realizar punção lombar, visando retirar os fluidos da coluna vertebral para diagnosticar condições ou aplicar medicamentos na região.
Quais problemas a neurocirurgia de coluna pode tratar?
Condições médicas mais graves que afetam a qualidade de vida e bem-estar do paciente podem precisar de intervenção cirúrgica. Com as doenças que atingem a coluna vertebral não seria diferente. Alguns dos problemas a serem tratados pela neurocirurgia de coluna são:
- escoliose;
- hérnia de disco;
- artrose da coluna;
- hiperlordose;
- hipercifose;
- protrusão de disco;
- síndrome do canal lombar estreito.
Quais exames podem ser solicitados para a neurocirurgia de coluna?
O preparo pré-cirúrgico da neurocirurgia da coluna é feito de forma ampla, com exames de imagens como raios X, ressonância magnética e tomografia computadorizada.
Quando procurar um especialista em coluna?
Um em cada cinco brasileiros sofre de problema crônico de coluna, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ficar atento aos sintomas das doenças que atingem essa região do corpo é fundamental para iniciar o tratamento adequado o quanto antes.
Alguns sintomas que podem indicar problemas de coluna são:
- dor no pescoço;
- dor nas articulações;
- dores intensas nas costas ao deitar;
- perda de força e sensibilidade nas pernas;
- desconfortos após traumas na coluna;
- ombros em alturas diferentes;
- dificuldade para realizar movimentos.
Onde fazer a neurocirurgia de coluna?
Na Rede D’Or você pode fazer sua neurocirurgia de coluna em diversos estados brasileiros. Fale com a nossa Central de Agendamento para saber as unidades que oferecem atendimento.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto, atualmente, por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar como uma de suas principais ferramentas. Trata-se de um processo, conduzido por organizações independentes, de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados.
Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!