Tratamento de Miocardiopatia
Miocardiopatia ou cardiomiopatia é uma doença do músculo cardíaco (miocárdio) que compromete o bombeamento correto de sangue para todo o organismo.
O que é miocardiopatia?
Miocardiopatia ou cardiomiopatia é uma doença do músculo cardíaco (miocárdio) que compromete o bombeamento correto de sangue para todo o organismo.
Quais são as causas de miocardiopatia?
Existem inúmeras causas para a miocardiopatia. Pode ser causada por fatores genéticos e hereditários, ou por outras doenças que afetam diretamente o coração, como a doença de Chagas.
Quais são os tipos de miocardiopatia?
A miocardiopatia pode ser classificada como:
- miocardiopatia isquêmica, quando o músculo do coração é afetado porque recebe menos sangue (isquemia) em decorrência da obstrução de artérias coronarianas;
- miocardiopatia não isquêmica, não associada a doença coronariana;
- miocardiopatia periparto, doença rara que ocorre no final da gravidez, geralmente após a 36ª semana de gestação.
A miocardiopatia isquêmica recebe ainda outras três classificações:
- miocardiopatia dilatada, quando o coração se encontra aumentado, flácido, perdendo a força de contração necessária para bombear e levar sangue ao corpo;
- miocardiopatia hipertrófica, nos casos em que as paredes do coração apresentam tamanho aumentado, com pouco espaço para o conteúdo de sangue nos ventrículos;
- miocardiopatia restritiva, quando um tecido cicatricial ou substâncias estranhas se acumulam no miocárdio, provocando aumento da espessura da parede ventricular.
Quais são os sintomas de miocardiopatia?
Os sintomas de miocardiopatia podem variar conforme o tipo e a gravidade da doença.
Entre os sintomas mais comuns de miocardiopatia, podemos destacar:
- fadiga;
- fraqueza;
- falta de ar;
- tosse;
- inchaço dos pés e pernas;
- dor no peito;
- frequência cardíaca irregular.
Como tratar a miocardiopatia?
O tratamento de miocardiopatia deve ser indicado pelo cardiologista conforme o tipo da doença e as necessidades do paciente. Mudança de hábitos e estilo de vida, medicamentos e, nos casos mais graves, cirurgia são alguns dos tratamentos de miocardiopatia mais comuns.
Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Sergipe, Maranhão e Bahia. Marque a sua consulta.