Publicado em:
No dia 29 de outubro é celebrado o Dia Mundial e Nacional da Psoríase. Segundo dados da ONG Psoríase Brasil, a doença acomete mais de 125 milhões de pessoas no mundo todo e, no Brasil, são mais de cinco milhões de portadores. É mais comum a doença se manifestar antes dos 30 e após 50 anos, mas ela também pode surgir em outras fases da vida.
A Psoríase é uma doença inflamatória da pele, crônica e não contagiosa, sendo sua principal característica a presença de manchas vermelhas grossas que descamam. Essas manchas aparecem geralmente no couro cabeludo, cotovelos, joelhos e, em alguns casos, podem se espalhar por toda a pele e também atingir as articulações.
Ainda não são conhecidas as causas da Psoríase, mas as pesquisas mostram que em aproximadamente 30% dos casos é observada a hereditariedade. Outros fatores podem desencadear ou piorar a doença, como alterações emocionais, estresse, traumas cutâneos ou irritações na pele, infecções de garganta, baixa umidade do ar, ingestão alcoólica e uso de alguns medicamentos.
Apesar de não ter cura, a Psoríase tem tratamento e é possível obter a remissão total da doença. Para decidir o melhor tratamento, que pode variar da aplicação de medicação tópica a tratamentos mais complexos, é analisado o grau de manifestação da doença. A resposta ao tratamento varia muito e o fator psicológico deve ser considerado.
Os textos publicados no site do Hospital viValle têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico dermatologista e tire suas dúvidas.