Na Colonoscopia com Dilatação Segmentar, realiza-se um procedimento durante a colonoscopia, que é a dilatação de um segmento do intestino para desobstruir determinados trechos estreitos ou totalmente fechados, chamados estenose.
A Colonoscopia é um exame para estudo do reto e cólon a fim de diagnosticar e tratar diversas doenças que afetam a porção final do intestino.
Na Colonoscopia com Dilatação Segmentar, realiza-se um procedimento durante a colonoscopia, que é a dilatação de um segmento do intestino para desobstruir determinados trechos estreitos ou totalmente fechados, chamados estenose.
Para a realização da dilatação, usa-se um cateter com um balão na ponta. Passa-se o cateter pelo canal de trabalho do colonoscópio e posiciona-se o balão no segmento estreitado a ser dilatado. Então, procede-se à insuflação do balão, que vai dilatar o segmento. Após a dilatação, pode-se colocar uma endoprótese (stent) para manter o segmento dilatado.
A Colonoscopia é feita com um tubo fino e flexível inserido no reto. O colonoscópio possui uma câmera na ponta que captura imagens à medida que é movimentado ao longo do intestino.
Na Colonoscopia com Dilatação Segmentar, o tubo é equipado com um pequeno balão que pode ser inflado ao encontrar áreas obstruídas ou estreitadas, permitindo que o segmento possa ser alargado de volta ao tamanho normal, combatendo a inflamação do intestino, que poderia vir a impedir a defecação normal.
Esse exame tem como objetivo dilatar segmentos do tubo digestivo que tenham o seu calibre reduzido (denominadas estenoses), já que a estenose do intestino (estreitamento do canal), impede a passagem das fezes, por exemplo, e ocorre por diversas causas, como inflamação, na Doença de Crohn, e Retocolite Ulcerativa.
Nessas doenças, o tecido do intestino inflama e, ao cicatrizar, acaba fechando parcialmente o intestino, deixando-o mais estreito que o normal. Esta diminuição do calibre habitual pode resultar de alterações do desenvolvimento do indivíduo (causas congênitas), de doenças naturais (neoplásicas e não neoplásicas) ou devido a intervenções médicas (causas iatrogênicas).
Outros motivos para o estreitamento do intestino incluem tumores, e a Colonoscopia com Dilatação Segmentar é uma forma não cirúrgica de alívio para o paciente.
Nesses casos, a Colonoscopia com Dilatação Segmentar, além de servir para confirmar ou descartar hipóteses diagnósticas, também tem papel terapêutico, permitindo restaurar a capacidade de defecar normalmente.
Visto tratar-se de uma técnica invasiva com potencial para causar hemorragia, será necessário, em alguns casos, suspender a ingestão de alguns medicamentos que interferem com a coagulação.
Muitas vezes as dilatações endoscópicas são efetuadas sob efeito de anestesia, sendo que, nesses casos, poderão ser exigidos alguns exames e avaliação em consulta de Anestesiologia.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo,de Minas Gerais,de Pernambuco,da Bahia, doMaranhão, de Sergipe, do Ceará, do Paraná, da Paraíba, de Alagoas, de Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados. Essa avaliação é conduzida por organizações independentes como uma de suas principais ferramentas.
Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (11) 2076-7000 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (11) 2076-7000.