Este exame busca estudar a função da tireoide do paciente, através do recebimento de pequena quantidade de substância levemente radioativa.
O teste de estímulo com TSH recombinante é um tipo de exame médico que busca estudar a função da tireoide do paciente por meio do recebimento de uma pequena quantidade de substância levemente radioativa. Seu principal objetivo é avaliar o câncer diferenciado de tireoide em pacientes que realizaram a tireoidectomia total e a radioterapia. Ele ocorre em diferentes etapas, no decorrer de 5 dias.
Para começar o exame de teste de estímulo com TSH recombinante, o paciente realiza um exame de sangue com o intuito de verificar a dosagem basal de tireoglobulina e TSH. Em seguida, recebe uma injeção intramuscular de um medicamento chamado Thyrogen®. Adquirir o medicamento é de responsabilidade do paciente.
No dia seguinte, ele deverá retornar ao laboratório para receber uma segunda aplicação intramuscular de Thyrogen®.
O TSH recombinante – medicamento Thyrogen® – promove a secreção de tireoglobulina pelas células normais ou tumorais da tireoide. Quando os níveis da substância estão aumentados, isso indica uma possível recorrência da neoplasia.
No terceiro dia, uma nova coleta de sangue será realizada para mensurar se houve ou não alguma alteração nos níveis de TSH.
Para o quarto dia após o início do exame, o paciente pode manter suas atividades diárias, sem retornar ao laboratório. No quinto dia, o paciente vai realizar um terceiro exame de sangue, em busca da dosagem de tireoglobulina.
O exame de teste de estímulo com TSH recombinante é feito para estudar o funcionamento da tireoide do paciente, por meio do estímulo. Ele serve mais comumente para analisar indivíduos que já tiveram câncer de tireoide.
Nos dias dos exames de sangue (1º, 3º e 5º dias), o paciente deverá estar em jejum há três horas. Além disso, não é recomendado o uso de biotina nas 72h que antecedem a coleta. É importante reforçar que o próprio paciente deve adquirir o medicamento Thyrogen®.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (98) 3216-7900 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (98) 3216-7900 .