Enterografia por Ressonância Magnética
Trata-se de um exame que estuda o intestino delgado, servindo para diagnosticar condições diversas que possam afetar esse órgão, como, por exemplo, a Doença de Crohn.
Sinônimos
- Enterorressonancia
- Enterorm
O que é Enterografia por Ressonância Magnética?
A Enterografia por Ressonância Magnética, também chamada enterorressonância, é um exame que estuda o intestino delgado, servindo para diagnosticar condições diversas que possam afetar esse órgão, como, por exemplo, a Doença de Crohn.
O exame de Enterografia por Ressonância Magnética também permite avaliação de outros órgãos que fazem parte do abdômen inferior.
Como é feito o exame Enterografia por Ressonância Magnética?
Na Enterografia por Ressonância Magnética o paciente deita em uma maca que desliza para dentro de um aparelho circular, a máquina de ressonância magnética. Conforme a recomendação médica, pode ser usado contraste na veia ou ingestão de líquido com contraste para visualizar melhor as alças intestinais.
Esse aparelho é composto por um imã gigante, que capta imagens do corpo. O exame não é recomendado para portadores de marca-passo, implantes auditivos ou fragmentos metálicos.
Para que serve o Exame Enterografia por Ressonância Magnética?
Com a Enterografia por Ressonância Magnética é possível avaliar o trato gastrointestinal completo, bem como o intestino delgado. Assim, é possível detectar fístulas (conexões anormais entre órgãos) e problemas nas alças do intestino (inflamações).
Na Enterografia por Ressonância Magnética também se verifica estreitamentos no intestino ou oclusões (entupimento completo).
Com este exame, o médico pode confirmar ou descartar hipótese diagnóstica como Doença de Crohn ou retocolite ulcerativa.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Distrito Federal, de Pernambuco, do Maranhão, de Sergipe e da Bahia.
Preparativos para o exame
Como é o preparo para o exame de Enterografia por Ressonância Magnética?
CHEGADA: 2 horas antes do horário agendado.
DURAÇÃO: de 20 a 40 minutos por segmento.
JEJUM, DIETA E PREPARO INTESTINAL: se for indicado o uso de contraste, deve-se fazer jejum absoluto de 4h (líquidos e sólidos). Na véspera do exame, é necessário seguir uma dieta branda. No local do exame, será administrada uma solução oral para o preparo intestinal.
CONTRAINDICAÇÕES: o exame não poderá ser realizado em caso de atraso menstrual ou incerteza em relação a gravidez, metais intraoculares (o que não inclui lentes de contato), tatuagens com menos de 4 semanas e cílios postiços magnéticos ou colados. Piercings, jóias, aparelhos ortodônticos móveis e outros materiais metálicos devem ser removidos. É proibido comparecer com cabelo molhado ou com produtos químicos, como gel e tintura em spray.
EXAMES ANTERIORES: se houver exames anteriores de imagem relacionados ao problema atual, deve-se levá-los no dia agendado. Para pessoas com problemas renais, é necessário levar um exame de creatinina recente, feito até 90 dias antes do exame.
OUTRAS INFORMAÇÕES: é necessário levar documentos essenciais, como pedido médico original assinado pelo profissional de saúde, carteira do convênio, CPF e documento com foto.
Clique no link abaixo e acesse o preparo completo para o exame de Enterografia por Ressonância Magnética.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (11) 3386-1100 para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamento
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (11) 3386-1100.