Este é um exame que utiliza um campo magnético com ondas de radiofrequência para obtenção de imagens das estruturas corporais tridimensionais e nos vários planos ortogonais.
A Ressonância Magnética do Plexo Braquial é um exame não invasivo e indolor que utiliza um campo magnético com ondas de radiofrequência. Ele permite obter imagens das estruturas corporais tridimensionais. Esse tipo de exame não utiliza radiação ionizante, como nos exames de raio-X.
O plexo braquial é formado pelos nervos que fazem a ligação entre os braços e o cérebro. Por meio desse conjunto, o ser humano consegue sentir diferentes texturas e temperaturas, identificar objetos com as mãos e perceber dores. Essas capacidades são fundamentais, principalmente para proteger os membros superiores contra ferimentos.
A ressonância magnética permite identificar as doenças que afetam o plexo braquial.
A Ressonância Magnética do Plexo Braquial é realizada mediante solicitação médica. Para a realização do exame, o paciente deita-se em uma maca, que desliza suavemente para dentro do aparelho. Ele deve permanecer imóvel durante o procedimento para que as imagens sejam adequadamente registradas.
O técnico responsável pelo exame sai da sala, mas continua em contato com o paciente por meio de um aparelho de comunicação interna. Assim, diante de qualquer desconforto, é possível informar ao técnico.
O exame de ressonância magnética do plexo braquial serve para avaliar a estrutura dessa rede de nervos localizada entre o pescoço e a axila. Ele é utilizado para identificar anormalidades, como lesões causadas por exercícios físicos e acidentes automobilísticos, além de inflamações ou tumores, possibilitando um diagnóstico preciso para escolher o tratamento adequado.
O exame de ressonância magnética do plexo braquial dura em média 30 minutos. No entanto, o tempo pode chegar a 60 minutos, dependendo de fatores específicos da pessoa e do protocolo do procedimento.
O exame de ressonância magnética do plexo braquial é geralmente solicitado por especialistas em neurologia ou ortopedia. Esses profissionais buscam diagnosticar condições que afetam os nervos e os músculos do braço, como lesões, tumores ou doenças neuromusculares.
O exame de ressonância magnética do plexo braquial é geralmente contraindicado para indivíduos com implantes metálicos, como marca-passos cardíacos, desfibriladores, clipes de aneurisma cerebral, certos tipos de válvulas cardíacas, certos tipos de próteses vasculares e pinos, placas, parafusos ou hastes metálicas.
Além disso, grávidas que estejam no primeiro trimestre de gestação também devem evitar o procedimento, a menos que seja absolutamente necessário. Portanto, é crucial informar todos os detalhes médicos ao radiologista antes do exame.
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de imagem, inclusive a ressonância magnética do plexo braquial, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Agendamento de consultas, exames e demais procedimentos:
Como é o preparo para o exame de Ressonância Magnética do Plexo Braquial?
CHEGADA: 1 hora antes do exame.
DURAÇÃO: O exame tem duração média prevista de 1 hora por segmento.
JEJUM: para exames com anestesia em adultos, é necessário jejum absoluto de 8 horas e a suspensão de certos medicamentos. Já no caso de crianças, o jejum varia conforme a idade.
CONTRAINDICAÇÕES: avise ao técnico responsável pelo exame caso você tenha tatuagens ou seja portador dos seguintes dispositivos: marcapasso cardíaco; desfibrilador cardíaco implantável; implante coclear; clipes vasculares metálicos; prótese vascular; stent vascular; DIU; próteses ortopédicas. Em caso de atraso menstrual ou incerteza em relação a gravidez, informar à equipe no local.
EXAMES ANTERIORES: se possuir exames de imagem relacionados ao problema atual, leve-os para comparação. Para pessoas com problemas renais, é necessário levar um exame de creatinina recente, feito até 90 dias antes do exame.
OUTRAS INFORMAÇÕES: leve os documentos necessários (pedido médico, carteira do convênio, CPF e documento com foto). É necessário não comparecer com o cabelo molhado ou com produtos cosméticos, também na região que será analisada. É proibido utilizar acessórios metálicos, maquiagens e esmaltes, pois eles podem alterar a imagem.
Clique no link abaixo e acesse o preparo completo para o exame de Ressonância Magnética do Plexo Braquial.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone 85 4009 3333 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone 85 4009 3333.