O exame otoneurológico é um conjunto de testes feitos para testar a função do labirinto.
O exame otoneurológico é chamado, na verdade, de eletro-oculografia (EOG).
Trata-se de um conjunto de testes que são feitos para testar a função do labirinto, um pequeno órgão do corpo localizado no interior do ouvido, cuja função é ajudar o corpo a se posicionar em relação a um determinado ambiente e controlar o seu equilíbrio físico.
No exame otoneurológico, são combinados os testes comumentes feitos no ouvido, como a audiometria, com a avaliação justamente do vestíbulo, local onde se encontra o labirinto.
O exame otoneurológico é feito com eletrodos que são colocados na região dos olhos e da testa, que avaliam, por exemplo, o movimento que eles fazem. Esses mesmos eletrodos acompanham o movimento dos olhos do paciente ao fazer certos movimentos, como virar a cabeça para os lados, por exemplo.
Para completar o exame otoneurológico, é inserido um leve fluxo de ar quente e frio no ouvido do paciente, que ajuda a avaliar a função do labirinto.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Sergipe, Maranhão e Bahia.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone 85 4009 3333 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone 85 4009 3333.