Também conhecido por: Colonoscopia longa, Coloscopia, Endoscopia digestiva baixa, Endoscopia do colon, Endoscopia do intestino grosso, Videocolonoscopia, Ileocoloscopia, Fibrocolonoscopia
O que é colonoscopia?
A colonoscopia é um exame que visa estudar o interior da porção final do intestino grosso e o interior das paredes do intestino delgado, com enfoque especial em pontos como o reto e o cólon.
A colonoscopia é essencial para a detecção de condições como o câncer de cólon e reto, além da presença de possíveis pólipos no intestino, que podem ser um fator de risco para o câncer.
Inflamações, fissuras e outras alterações na aparência do final do intestino também são detectadas com a colonoscopia, como colite, varizes ou doença diverticular.
Geralmente, a colonoscopia é indicada quando a pessoa passa a notar sintomas importantes, como sangue nas fezes e alteração em seu formato, dores abdominais, perda de peso sem motivo aparente ou diarreia persistente. Além disso, também é indicada rotineiramente para o rastreio do câncer do cólon em pessoas no início da terceira idade.
Como é feito o exame de colonoscopia?
O exame de colonoscopia é realizado por meio de um tubo flexível e fino com uma câmera na ponta. O paciente recebe uma leve sedação, além de anestesia local, e esse equipamento é inserido no corpo dele, no ânus,e é guiado até chegar ao ceco, parte inicial do intestino grosso em que fica a ligação com o intestino delgado. Ou até o íleo terminal, a parte final do intestino delgado. Durante o trajeto, as imagens aparecem no monitor para ser gravadas e fotografadas.
Caso haja alguma suspeita, esse tubo pode ter acoplado a ele, além da câmera, uma pequena pinça na ponta, que pode ser utilizada para retirar amostras de tecido, que então são enviadas para análise. O exame dura de 20 a 60 minutos.
Atualmente, também existe a colonoscopia virtual, que busca analisar os mesmos problemas, porém, com uma abordagem diferente. O exame é feito a partir de imagens obtidas na tomografia computadorizada com baixa dose de radiação, utilizando equipamentos em 3D.
Como é o preparo da colonoscopia?
O preparo da colonoscopia é extenso e varia de acordo com cada paciente, mas começa alguns dias antes.
Nos dois dias que antecedem a colonoscopia, o paciente deverá fazer uma dieta para digestão fácil, o que envolve alimentos como pão, arroz, carne, peixe, ovos cozidos, iogurte sem frutas e massas brancas. Líquidos como sucos sem polpa da fruta são válidos. Devem ser evitados leite, frutas, frutos secos, verduras, legumes e cereais.
No dia anterior ao exame, é recomendada uma dieta líquida para que não sejam produzidos resíduos no intestino grosso.
De modo geral, é preciso preparar o corpo para o exame, evitando ingerir comida sólida no dia do procedimento. Deve-se, no entanto, fazer uso de água, água de coco e suco de limão e tomar uma medicação laxativa, que fará com que o corpo elimine as fezes para que o intestino possa estar limpo e fácil de ser visualizado pelo médico que vai conduzir o exame.
O paciente também deverá aumentar o consumo de água para evitar ficar desidratado, além de suspender o uso de certos medicamentos, de acordo com orientação médica.
Quais os cuidados são necessários após a Colonoscopia?
Apesar de não precisar de internação, com o paciente sendo liberado após a realização do exame de colonoscopia, existem alguns cuidados que devem ser tomados. O paciente deverá estar acompanhado, já que é necessário o uso de sedativo e anestésico, que provocam sonolência.Isso quer dizer que não se pode dirigir e trabalhar no dia.
Quando a Colonoscopia é contraindicada?
O exame de colonoscopia é é contraindicado nos casos de:
Saiba como se preparar para o exame de Colonoscopia.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone 85 4009 3333 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone 85 4009 3333.