Orientações ao Paciente
Direitos e responsabilidades dos pacientes e familiares
Os cuidados em relação ao paciente e seus familiares devem considerar as suas necessidades próprias e únicas, respeitando suas crenças e seus valores culturais, psicossociais e espirituais, preservando sua dignidade e autoestima.
Os resultados dos processos assistenciais podem melhorar quando os pacientes e familiares são bem informados e envolvidos nas decisões sobre os cuidados.
Com intuito de garantir a acessibilidade dos clientes aos seus direitos e deveres, criamos o MANUAL DE DIREITO E DEVERES.
O bebê chegou, e agora?
Acreditem, essa é a pergunta que a maioria dos novos pais fazem!
Pensando nessa pergunta e em como podemos auxiliá-los, sem estar perto de vocês, nossa equipe Multdisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e terapeutas ocupacionais criou esse manual prático para tirar algumas dúvidas que são recorrentes no dia a dia.
Internação
Procedimentos para Internação Cirúrgica
Para agilizar o processo de Internação é necessário ter em mãos os originais dos documentos de identidade e CPF, carteira do plano de saúde, Termo de Consentimento Cirúrgico assinado pelo médico e paciente, Termo de Consentimento Anestésico assinado pelo médico e paciente e exames pré-operatórios (quando necessários).
Setor de Internação: (61) 3445-6380 ou 3445-6381
Paciente com Convênio
- CPF, RG ou Carteira de Habilitação (desde que conste o número do RG e/ou CPF);
- Guia de solicitação de internação devidamente preenchida (com diagnóstico, CID, código AMB ou TUSS e nome do procedimento) carimbada e assinada pelo médico solicitante;
- Autorização do plano de saúde para a internação, materiais e medicamentos especiais, se existirem;
- As carências estabelecidas pelos convênios são observadas e obedecidas. Desta forma, dentro do período de carência, as internações assumem caráter particular e os honorários médicos são negociados diretamente com o próprio profissional.
Paciente Particular
- CPF, RG ou Carteira de Habilitação (desde que conste o número de RG e CPF);
- Estimativa de despesa hospitalar acompanhada do recibo de pagamento emitido pela Tesouraria do hospital;
- Solicitação de internação devidamente preenchida, assinada e carimbada pelo médico solicitante;
- Certidão de nascimento e documentos dos responsáveis, no caso de pacientes menores;
- Despesas relacionadas a Honorários Médicos devem ser acertadas com o profissional médico.
Horários de visitas
- Maternidade
Diariamente das 11h às 21h - Unidades de Internação
Diariamente das 11h às 21h - Unidade de Terapia Intensiva Térreo (UTI Térreo)
Diariamente das 15h às 16h - Unidade de Terapia Intensiva Adulto I (UTI Adulto I)
Diariamente das 15h às 16h - Unidade de Terapia Intensiva CIínica (UTI Clínica)
Diariamente das 15h às 16h - Unidade de Terapia Intensiva Cirúrgica (UTI Cirúrgica)
Diariamente das 15h às 16h
Informamos que crianças abaixo de 12 anos não podem entrar como visitantes nas unidades de internação e abaixo de 16 anos não podem entrar como visitantes nas UTIs, salvas as exceções liberadas pelo médico ou pela psicologia hospitalar.
Troca de acompanhante
- Unidades de Internação: 8h às 20h
- UTI’s: 9h e/ou 21h
- UTI Pediatátrica: 8h às 8h30 e/ou 18h às 18h30
Prevenção de Queda
Queda é o deslocamento não intencional do corpo para um nível inferior à posição inicial com incapacidade de correção em tempo hábil, provocado por circunstâncias multifatoriais, resultando ou não em dano.
(Diretriz para Prevenção de Quedas AMB / CFM – 2008).
Quedas de pacientes internados contribuem para aumentar o tempo de permanência hospitalar. Pode ter como complicações comuns, contusões ou fraturas, lesões cortantes, sangramento/hematoma, dor, traumatismos, ansiedade, depressão e medo de cair de novo, incapacidade física e óbito.
O Hospital Santa Luzia trabalha incansavelmente para prevenir esse evento na instituição. Com intuito de orientar os pacientes e familiares, a Rede D’Or criou um vídeo autoexplicativo, para facilitar a comunicação com os nossos clientes e introduzi-los na prevenção de quedas intra-hospitalar.