Qualidade
O Hospital Santa Luzia disponibiliza os mais avançados recursos da medicina que, aliados a uma visão inovadora da saúde, vão além do tratamento eficiente.
Para manter a melhoria contínua e reduzir os riscos relacionados a pacientes e profissionais, são feitos planejamentos e gerenciamentos dos processos clínicos e administrativos. Além disso, realizamos um amplo programa de treinamento, capacitação profissional e motivação para que todos compreendam a sua importância na instituição. Confira abaixo quais são.
Gestão por Processos
Processos são conjuntos de operações sucessivas ou paralelas que proporcionam um resultado definido. Para garantir resultados positivos e segurança, é fundamental o seu monitoramento.
Fazemos isso por meio de atividades como:
- Padronização de documentos;
- Mapeamento de processos;
- Gerenciamento de indicadores e análise de dados;
- Determinação de conceitos e metodologias para gerenciamento de riscos;
- Acompanhamento e implantação de melhorias;
- Capacitação de gestores e colaboradores.
Segurança do Paciente
No Hospital Santa Luzia estabelecemos estratégias para tratamento e prevenção de falhas, com aplicação de ferramentas para gerenciamento de riscos associados aos cuidados prestados. Além disso, fluxos e métodos são padronizados para execução das atividades clínicas e administrativas, evidenciados em documentos oficiais. O objetivo é fortalecer a interface entre profissionais de disciplinas diversas, com foco na integração assistencial e monitoramento contínuo dos resultados.
Acreditação
A acreditação é um método de avaliação dos recursos institucionais, voluntário, periódico e reservado, que busca garantir a qualidade da assistência por meio de padrões previamente definidos.
Com caráter educacional e não fiscal, é um processo no qual uma entidade, geralmente não governamental, independente da instituição de saúde, executa uma avaliação para determinar se a instituição atende a uma série de padrões (requisitos) elaborados para melhorar a segurança e a qualidade do serviço.
A acreditação propicia um compromisso visível, por parte da instituição, de melhorar a segurança e qualidade do cuidado ao paciente, garantir um ambiente seguro, e trabalhar constantemente para reduzir os riscos aos pacientes e aos profissionais.
O objetivo da acreditação é incentivar a implementação de um processo permanente de avaliação e certificação da qualidade dos serviços de saúde, promovendo a melhoria contínua da atenção prestada aos pacientes.
Organização Nacional de Acreditação (ONA)
Como organização acreditadora o Hospital Santa Luzia optou pelo método nacional – ONA que visa contribuir para o aprimoramento da qualidade da assistência à saúde, responsabilidade com a segurança e ética profissional, através do desenvolvimento e evolução de um sistema de acreditação.
Hospital Santa Luzia: Em 2013 recebeu o certificado de Acreditação Hospitalar Nacional no nível II – ACREDITADO PLENO, mantido nos anos seguintes.