
Raio-X de Maxilar
Este exame estuda a mandíbula, com captura de imagens em diferentes ângulos e incidências, permitindo diagnóstico mais abrangente.
Sinônimos
- Rx Maxilar Inferior
- Raio X Maxilar Inferior
- Raio X Mandibula
- Raio-X Mandibula
- Rx Mandibula 3 Incidencias
- Raio-X Maxilar Inferior
O que é Raio-X de Maxilar?
O raio-X é o exame de imagem mais comum e estuda os ossos e a musculatura, permitindo observar órgãos internos. Neste caso, o raio-X estuda o maxilar, uma estrutura óssea que forma a parte superior da mandíbula e é responsável pela sustentação dos dentes superiores.
Como é feito o exame Raio-X de Maxilar?
Para a realização desse raio-X, o paciente deita-se numa maca ou fica em pé contra uma superfície, posicionamento orientado pelo técnico. A captura de imagens é feita por uma máquina que emite um feixe de partículas que atravessam o corpo em diferentes velocidades.
O feixe deixa impressões em uma chapa, resultando em uma espécie de fotografia das estruturas. Os ossos ganham determinada impressão, enquanto tecidos moles e conteúdo líquido geram outras marcas, permitindo visualizar seu interior.
Para que serve o Raio-X de Maxilar?
O exame pode ser usado para avaliar fraturas, infecções, tumores e cistos. Além disso, serve para planejar tratamentos odontológicos, como a cirurgia ortognática.
Quem deve realizar o Raio-X de Maxilar?
O exame pode ser recomendado para pacientes com dores faciais, doenças na gengiva, dentes que ainda não eclodiram (como o siso) e para aqueles que estão passando por algum tipo de tratamento ortodôntico.
Quais são as contraindicações para o Raio-X de Maxilar?
O raio-X do maxilar é um exame geralmente seguro, mas existem algumas contraindicações e precauções a serem consideradas:
- Gravidez: mulheres grávidas, especialmente durante o primeiro trimestre, devem evitar o exame, pois a exposição à radiação pode representar um risco ao feto. Se sua realização for imprescindível, medidas de proteção devem ser adotadas para minimizar a exposição;
- Problemas de movimentação: pacientes que não conseguem permanecer imóveis durante o exame podem ter dificuldade em obter imagens claras. Nesses casos, pode ser necessário usar sedação ou considerar outras modalidades de imagem;
- Implantes metálicos: embora não seja uma contraindicação absoluta, a presença de implantes metálicos pode interferir na qualidade das imagens. O médico ou dentista deve ser informado a respeito de qualquer material implantado na região facial.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar doenças com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Preparativos para o exame
Como é o preparo para o exame de Raio-X de Maxilar?
CHEGADA: 30 minutos antes do horário agendado.
DURAÇÃO: 20 minutos.
JEJUM: não é necessário.
CONTRAINDICAÇÕES: em caso atraso menstrual ou gestação suspeita ou confirmada, não se recomenda a realização do exame.
EXAMES ANTERIORES: se houver exames de imagem anteriores relacionados ao problema atual, leve-os na data agendada.
OUTRAS INFORMAÇÕES: é necessário levar os documentos necessários (pedido médico, carteira do convênio, CPF e documento com foto).
Clique no link abaixo e acesse o preparo completo para o exame de Raio-X de Maxilar.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (61) 3261-3000 para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamento
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (61) 3261-3000.