Estradiol
O exame Estradiol serve para medir os níveis deste hormônio no sangue.
O que é o exame de estradiol?
O estradiol é um hormônio produzido principalmente nos tecidos ovarianos e que é bastante ativo nas mulheres que estão em idade reprodutiva. A partir da menopausa, os níveis de estradiol caem e ficam constantes. O exame de estradiol serve, justamente, para medir os níveis deste hormônio no sangue.
Como é feito o exame de estradiol?
Para fazer o exame de estradiol, o processo é bem parecido com o de um hemograma. Com o paciente sentado, é amarrado um elástico em volta do seu braço para interromper o fluxo de sangue e ficar mais fácil de retirar amostras do material.
O sangue será coletado da veia. Esta amostra é levada ao profissional especialista para que ele possa analisar e realizar um diagnóstico que será enviado ao médico que solicitou o exame.
Em geral, para o exame de estradiol, não é necessário preparo prévio, mas alguns medicamentos podem alterar o nível desse hormônio no organismo, sendo necessária a interrupção do medicamento antes de realizar o exame. Essas e demais informações deverão ser confirmadas com o local do exame.
Para que serve o exame de estradiol?
O exame de estradiol serve para medir os níveis deste hormônio no sangue, verificando:
- funcionamento dos ovários;
- sinais de câncer no ovário ou menopausa;
- alterações menstruais;
- sinais de puberdade precoce.
Além disso, esse exame também pode ser solicitado como complementar para a realização de uma fertilização in vitro.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Orientações
Preparo
Lactentes: Coleta no Intervalo entre mamadas. De preferência colher entre 13o. e o 15o dia do ciclo. Recomendamos a suspensão do uso de Biotina, bem como suplementos alimentares que contenham Biotina em sua composição, por 3 dias antes da coleta.
Preparativos para o exame
Recomendamos suspender o uso de biotina e de suplementos alimentares que a contenham por 3 dias antes da coleta.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (61) 3261-3000 para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamento
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (61) 3261-3000.