Capilaroscopia Periungueal
Sinônimos
- Capiloroscopia Do Leito Ungueal
- Exame Da Cuticula
- Microscopia Capilar
- Capiloroscopia Digital
- Copilorscopia Periungueal
O que é a Capilaroscopia Periungueal?
A capilaroscopia periungueal é um exame extremamente importante para a avaliação do componente morfológico da microcirculação, ou seja, ele avalia a circulação de vasos sanguíneos muito pequenos de cada um dos dedos da mão, na região próxima à cutícula, que são visualizados por meio da utilização de um microscópio especial.
A principal utilização da capilaroscopia periungueal é descobrir se o sintoma do fenômeno de Raynaud se deve a uma doença autoimune (reumatismo) ou não.
O fenômeno de Raynaud pode ser percebido quando há palidez, pele arroxeada, palidez e/ou vermelhidão nos dedos das mãos e dos pés, assim como no nariz ou nas orelhas, normalmente quando exposta ao frio ou a fortes emoções. Em alguns casos, essa doença pode estar relacionada à esclerose sistêmica ou a outras doenças autoimunes.
Como é feita a Capilaroscopia Periungueal?
O exame de capilaroscopia periungueal é realizado com instrumentos que avaliam os capilares de duas formas: Em baixa magnitude, com ampliação de 10 a 20 vezes a região analisada e estudada, oferecendo visão panorâmica e global de toda a formação capilar. A outra forma de realizar o exame é por meio de instrumentos de alta magnitude, ampliando a imagem em torno de 200 vezes para mostrar detalhes da estrutura dos capilares.
Qual é o preparo para a Capilaroscopia Periungueal?
Nas quatro semanas que antecedem o exame de capilaroscopia periungueal, cutículas não podem ser retiradas, empurradas e manuseadas. Além disso, unhas pintadas inviabilizam o procedimento:é proibida a utilização de esmaltes, três dias antes da realização desse exame.
Não se deve fumar nas seis horas que antecedem a capilaroscopia periungueal.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados. Essa avaliação é conduzida por organizações independentes como uma de suas principais ferramentas.
Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (41) 3312-3000 para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamento
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (41) 3312-3000.