Cardiotocografia
Este exame permite acompanhar a evolução fetal durante a gestação, indicando se tudo corre como esperado ou não.
Sinônimos
- Cardiotocografia Anteparto
- Cardiotocografia Basal Ctb
- Ctg
O que é Cardiotocografia?
A cardiotocografia é um exame que avalia a vitalidade fetal antes do nascimento. Costuma ser realizado a partir da 26ª semana de gestação, sendo mais indicado após 37 semanas da gravidez ou em períodos próximos ao parto.
Permite acompanhar a evolução fetal durante a gestação, indicando se tudo corre como o esperado ou não.
Como é feito o exame de Cardiotocografia?
A cardiotocografia anteparto é um procedimento simples, indolor e não invasivo que é feito com a gestante deitada e alimentada. Ele posiciona cintos sensores ao redor do abdome que captam dois dados: frequência cardíaca fetal e contrações uterinas.
Outro dado coletado é a movimentação do bebê. Para isso, a mãe pressiona um botão quando sente o bebê se mexer.
Para que serve o exame de Cardiotocografia?
O exame de cardiotocografia permite sentir quando o coração do bebê acelera ou desacelera conforme se mexe, além de perceber se a gestante apresenta contrações, por exemplo. Essas informações são importantes para prevenir e diagnosticar o sofrimento fetal, quadro em que o bebê não recebe oxigênio suficiente no fim da gestação ou durante o parto.
Quando a Cardiotocografia é indicada?
Apesar de o exame ser indicado entre a 26ª e a 37ª semana de gestação, a cardiotocografia pode ser indicada principalmente quando a mulher apresenta alguma situação de risco, como:
- Diabetes gestacional;
- Hipertensão arterial descontrolada;
- Pré-eclâmpsia;
- Anemia grave;
- Alterações cardíacas, renais ou pulmonares;
- Alterações no processo de coagulação sanguínea;
- Infecções;
- Idade avançada ou pouca idade.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar com precisão doenças, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (41) 3312-3000 para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamento
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (41) 3312-3000.