Com a análise da amilase na urina durante 24 horas é possível saber se o paciente possui algum tipo de alteração no funcionamento do pâncreas ou mesmo das glândulas salivares.
A amilase é uma enzima produzida pelo pâncreas e pelas glândulas salivares que tem a função de auxiliar no processo de digestão de um indivíduo, ajudando a quebrar moléculas de amido e outras substâncias ingeridas pelo paciente.
Quando há algo de errado com o pâncreas ou mesmo com seu organismo, de modo geral, os indicadores de amilase podem se alterar de alguma forma, servindo como uma ferramenta de auxílio ao diagnóstico.
No caso da amilase na urina, 24 horas, é analisada a quantidade de amilase presente na urina do paciente durante um dia inteiro de sua vida.
Para a análise clínica da amilase na urina, durante 24 horas, o paciente vai coletar a sua urina em um frasco que será fornecido pelo laboratório.
Ele deverá descartar a primeira urina do primeiro dia (aquela que é feita logo após acordar) e, em seguida, deverá coletar toda a urina que fizer durante todo o dia e o dia seguinte, até completar 24 horas de coletas, para fazer a análise. Ele também deverá anotar todos os horários em que urinar.
Toda a urina pode ser colhida em um mesmo pote, sem a necessidade de separar esse material, que deverá ser mantido refrigerado, na geladeira, enquanto se coletam as amostras.
Antes de urinar, o paciente deverá limpar sua área genital e anal para evitar contaminação.
Com a análise da amilase na urina durante 24 horas é possível saber se o paciente possui algum tipo de alteração no funcionamento do pâncreas ou mesmo das glândulas salivares.
O exame é feito em pacientes que passaram por procedimentos de transplante de pâncreas, para saber se o procedimento foi bem sucedido.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.
Pela manhã, esvaziar completamente a bexiga e desprezar esta urina.
Anotar o horário como INÍCIO DO PERÍODO DE COLETA.
A partir de então colher toda a urina no frasco adequado, sem conservantes, por um período de 24 horas mantendo-a refrigerada (geladeira).
Anotar o horário como FINAL DA COLETA. Recomenda-se a realização de assepsia antes de colher-se a amostra.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (41) 3312-3000 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (41) 3312-3000.
Hospital Santa Cruz
Segunda a sexta, 07h às 17:30. Sábados, domingos e feriados sem funcionamento.
Av. do Batel, 1889, Batel – Curitiba – PR. CEP 80420-090.