Cardiologia Clínica
Cardiologia Clínica é a especialidade que cuida do coração, no âmbito de prevenção e acompanhamento de doenças crônicas.
Cardiologia no Hospital Rios D’Or
Cuidar do coração e de outros componentes do sistema circulatório. Esta é a função da Cardiologia, uma especialidade médica que nas unidades da Rede D’Or São Luiz apresenta grandes diferenciais. Seja na medicina preventiva e/ou no tratamento de doenças cardiológicas, o serviço dispõe de equipe altamente qualificada, infraestrutura de ponta e equipamentos de última tecnologia. Toda a assistência é integrada e acompanhada por rígidos protocolos e indicadores de qualidade, garantindo a excelência do cuidado.
O Hospital Rios D’Or dispõe do mais completo serviço de cardiologia, em Jacarepaguá. A equipe de cardiologistas atua de forma integrada nos setores de emergência, consultórios, internação, centro cirúrgico e exames. Possuímos ainda o Centro de Doenças da Aorta, com equipe altamente qualificada, confirmando sua posição de destaque no atendimento em cardiologia em Jacarepaguá.
O que é Cardiologia?
Voltada para o estudo, prevenção e tratamento das doenças do coração, a Cardiologia trata de doenças como Insuficiência Cardíaca, Miocardite, Arritmias, entre outras que atingem milhares de pessoas no mundo todo, incluindo bebês. As patologias podem surgir nas primeiras semanas de vida ou se desenvolverem com o tempo.
Os hospitais da Rede D’Or estão presentes nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Sergipe, Maranhão, Bahia e Paraná. Juntos, formam a Cardiologia D’Or, maior rede de clínica de cardiologia, hospital de cardiologia e cuidado de emergência cardiovascular do Brasil.
A Cardiologia na Rede D'Or
A Cardiologia da Rede D´Or São Luiz segue um modelo de gestão baseado no cuidado integrado ao paciente cardiológico, centrado na qualidade técnica e no tratamento humanizado e individualizado, utilizando protocolos de atendimento completamente alinhados com as principais diretrizes das sociedades americana e européia de cardiologia. Através desta sistematização, garantimos segurança e agilidade nos atendimentos assegurando que a qualidade assistencial seja obtida em todas as unidades, independentemente da cidade ou estado onde o atendimento é prestado. Esta excelência no atendimento só pode ser obtida com um árduo e contínuo trabalho com nosso foco em três vertentes: o cuidado com o indivíduo, a excelência da qualidade técnica do profissional médico e o emprego de tecnologia em medicina.
Assim sendo, os hospitais da rede apresentam unidades cardiovasculares específicas que propiciam um atendimento especializado desde a chegada do paciente ao pronto-socorro até o momento de sua alta hospitalar.
Responsáveis Médicos – Cardiologia D’Or
Dra. Olga Ferreira de Souza
- Diretora Nacional da Cardiologia da Rede D’Or
- Doutora em Cardiologia
- Especialista em Cardiologia, Arritmia e Eletrofisiologia – SBC / Sobrac
- Fellow em Cardiologia pela Sociedade Europeia de Cardiologia
Dr. André Feldman
Possui graduação em Medicina pela Universidade de Santo Amaro (2004), especialização em Clínica Médica pelo Hospital do Servidor Público (2007), especialização em Cardiologia pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (2009), especialização em Terapia Intensiva em Cardiologia pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (2009). Especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e em Terapia Intensiva pela AMIB. Doutorado em Ciências médicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Médico Assistente da Unidade de Terapia Intensiva do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, Professor na Disciplina de Cardiologia da Universidade de Santo Amaro e instrutor de ACLS pela American Heart Association. Tem doutorado pela Universidade de São Paulo. Publicou 4 artigos em periódicos especializados, como autor e/ou co-autor e 60 trabalhos em anais de eventos. Possui 11 capítulos de livros publicados e 2 livros publicados. Possui cerca de 27 itens de Produção Técnica e inclusive 3 trabalhos técnicos. Participou de mais de 80 eventos nacionais e internacionais. Participou de 3 Organizações de Eventos. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia e Terapia Intensiva. Atualmente é o coordenador e responsável pela Cardiologia em três hospitais: Hospital São Luiz Unidade Anália Franco, Hospital São Luiz Unidade São caetano e Hospital Villa-Lobos.
Dr. Guilherme Arruda
Médico graduado pela Faculdade de Medicina de Itajubá em 2007. Residência em Clínica Médica no Hospital Municipal Dr.José de Carvalho Florence (UNIFESP-SPDM) em São José dos Campos-SP (2008-2009). Título de especialista de Clínica Médica pela SBCM/AMB em 2010. Especialização em Cardiologia pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (2011-2012).Título de especialista de Cardiologia pela SBC/AMB em 2013 e Título de especialista em Terapia Intensiva pela AMIB em 2015. Atualmente, médico assistente da UTI de pós-operatório de cirurgia cardíaca do Hospital Dante Pazzanese de Cardiologia. Exercendo cargo de coordenador geral da linha cardiológica dos Hospitais São Luiz Anália Franco, São Luiz São Caetano e Villa Lobos
Emergências Hospitalares
As emergências dos hospitais da Rede D’Or seguem o modelo de atendimento Smart Track que propicia um atendimento mais rápido e seguro priorizando a identificação precoce de casos críticos como, por exemplo, o infarto agudo do miocárdio, em que se busca um reduzido tempo para o diagnóstico e imediato tratamento. Além disso, a maioria dos hospitais conta com a presença de um cardiologista de plantão no pronto socorro, um diferencial que possibilita o olhar do especialista frente ao paciente com queixa cardiovascular. Além disso, nossos protocolos assistenciais estão completamente alinhados com as principais diretrizes das sociedades americana e européia de cardiologia estando padronizados em todas as unidades da rede. Tal condição propicia que o paciente tenha um mesmo padrão de excelência em seu atendimento independentemente da cidade ou estado em que o mesmo é atendido.
Unidade Cardio-Intensiva
Aliando equipamentos seguros e tecnologia de última geração a uma equipe de profissionais extremamente treinados e qualificados para lidar com diagnósticos de alta complexidade, a unidade concentra sua atenção tanto no tratamento do paciente e sua doença quanto no olhar humanizado centrado nas necessidades do indivíduo, pois sabemos que pacientes que necessitam de suporte de terapia intensiva estão fragilizados e precisam de cuidado e atenção especiais.
Cardiologia Intervencionista
A cardiologia evoluiu muito nos últimos anos e, da mesma forma, as unidades da rede acompanharam os avanços da medicina. No cenário atual, grande parte das cirurgias tradicionais realizadas em cardiologia, passaram a ser feitas através de procedimentos cada vez menos invasivos propiciando menor tempo de internação e mais rápida recuperação. A incorporação de novas técnicas proporciona melhor recuperação e em um menor intervalo de tempo. Desde cirurgia robótica, a laboratórios de hemodinâmica que funcionam 24/7 totalmente equipados, podemos oferecer os mais recentes tipos de tratamentos em seus diferentes níveis de complexidade.
Arritmologia
A Rede D’Or oferece atendimento especializado no diagnóstico de arritmias cardíacas e sincope e no tratamento de arritmias cardíacas com equipes altamente especializadas e estrutura hospitalar para realização de procedimentos como a ablação por cateter e implante de marcapassos.
Serviço de Apoio ao Diagnóstico e Terapia
A área de cardiologia é muito ampla e pode demandar de diferentes tipos de exames para diagnósticos desde os mais simples até os mais complexos. Pensando na facilidade para o paciente as unidades contam com parques diagnósticos completos que permitem ao paciente realizar, num mesmo local, todos os exames solicitados por seu médico, facilitando a sua logística sem a necessidade de deslocamento para outras unidades.
Conheça os exames cardiológicos disponíveis nos hospitais da Rede D’Or:
- Eletrocardiograma
- Holter 24 horas
- Monitor de Eventos Externos (Looper)
- Teste de Inclinação (Tilt Test)
- Monitorização Ambulatorial de Pressão Arterial (Mapa)
- Teste de esforço em esteira ergométrica
- Cintilografia de perfusão miocárdica
- Ecocardiograma transtorácico e de Carótidas
- Angio TC de Coronárias e escore de Cálcio
- Ressonância Cardiaca
- Cateterismo cardíaco
Saiba mais sobre Cardiologia
Fisiologia Cardíaca
A fisiologia cardíaca pode ser afetada por diferentes sistemas:
- O primeiro é o muscular, ou seja, a parte que contrai e descontrai;
- O segundo é o valvar, composto por válvulas que separam as cavidades cardíacas, fazendo com que o sangue circule;
- O terceiro é o sistema automático de condução, que controla o ritmo cardíaco;
- O quarto é o sistema de nutrição, que é constituído pelas artérias coronárias;
- O quinto é o sistema nervoso, que é formado por milhões de células que ficam principalmente na entrada das veias pulmonares e cavas.
O calibre dos vasos, as válvulas e cavidades cardíacas, por exemplo, precisam estar funcionando corretamente, com precisão para garantir a circulação sanguínea de todo o organismo. Quando algo não vai bem, o corpo pode dar sinais de alerta, como dor no peito, falta de ar, tontura, desmaio, cansaço excessivo, entre outros.
Doenças cardiológicas mais comuns
A Sociedade Brasileira de Cardiologia lista algumas das doenças cardiovasculares mais comuns da especialidade:
- Endocardite: doença provocada pelo acometimento do endocárdio, membrana que reveste a parede interna do coração e as válvulas cardíacas;
- Insuficiência Cardíaca: síndrome clínica caracterizada pela incapacidade do coração de atuar adequadamente como bomba, comprometendo o funcionamento do organismo;
- Miocardite: inflamação do músculo do coração, proveniente, em geral, de um quadro viral, que pode levar a insuficiência cardíaca e arritmias;
- Arritmia: alterações elétricas que provocam modificações no ritmo das batidas do coração, fazendo com que sejam mais lentas ou mais rápidas do que o normal;
- Doença Aterosclerótica: causa de grande parte dos acidentes cardiovasculares, a aterosclerose caracteriza-se pela presença de placas de colesterol no interior de uma artéria.
- Prolapso da válvula mitral: doença que leva a um espessamento dos tecidos presentes nas válvulas, o que pode levar a arritmias e insuficiência cardíaca.
Para cada patologia ou área envolvida da doença cardíaca pode haver um profissional especialista apto a ajudar no tratamento de casos crônicos e agudos, fazendo o acompanhamento e auxiliando na prevenção e recuperação do paciente. Entre algumas subespecialidades da Cardiologia, estão profissionais como o cardiointensivista, cardiologista pediátrico, hemodinamicista, cirurgião cardíaco, entre outros.