NEUROLOGIA
NEUROLOGIA
Neurologia: cuidado especial da entrada ao pós-alta
A neurologia do Hospital Quinta D’OR conta com uma estrutura completa de atendimento, a partir de um diferencial determinante para o paciente: ser acompanhado e monitorado diariamente por médicos neurologistas, auxiliados por uma equipe multidisciplinar capacitada para tratar doenças neurológicas graves e que exigem diagnóstico e conduta precoce como o Acidente Vascular Cerebral (AVC).
O Hospital Quinta D’Or possui um protocolo rigoroso que favorece a identificação precoce e o pronto atendimento aos pacientes com AVC, minimizando essas possíveis sequelas. Uma equipe de enfermagem treinada, identifica os principais sinais e sintomas do AVC já na chegada do paciente ao hospital, sendo esse imediatamente conduzido até o médico emergencista, que terá o suporte do neurologista na confirmação diagnóstica e conduta a ser seguida.
Sempre que um paciente com AVC é atendido no Hospital Quinta D’Or, toda a equipe multidisciplinar recebe um alerta com o nome completo, número do leito e todos os dados do paciente. Essa equipe composta também por terapeuta ocupacional, nutricionistas, fisioterapeutas e fonoaudiólogos acompanhará o paciente durante toda a internação e fornecerá todas as orientações necessárias à continuidade do tratamento no momento da alta hospitalar.
Destaca-se também o uso de toxina botulínica no tratamento de pacientes com sequelas por AVC ou problemas relacionados à espasticidade dos membros.
O hospital oferece tecnologias modernas que facilitam o dia a dia dos médicos e reduzem o tempo de internação do paciente. Possui uma estrutura completa, com 8 leitos de Centro de Terapia Intensiva (CTI) dedicados às doenças neurológicas, que fazem parte da Unidade de Tratamento Neurointensivo. Essa Unidade é composta por profissionais de rotina e supervisores com, pelo menos, 10 anos de experiência em neurologia e neurointensivismo.
Outras linhas de cuidados
O Quinta D’Or possui também outras Linhas de Cuidados neurológicos como: epilepsia cefaleia e neuroinfecção. Está estruturado para receber pacientes com doenças que necessitem de infusão venosa de medicação como imunoglobulina ou corticoide no caso de esclerose múltipla. Além de protocolos rígidos seguidos pelas equipes especializadas e profissionais experientes, e da possibilidade de realização de exames de imagem como ressonância magnética, tomografia computadorizada, ecocardiograma e serviço de hemodinâmica.