Proctologia Geral
A especialidade Proctologia ou Procto, também conhecida como coloproctologia, cuida de pacientes acometidos por doenças do intestino grosso e delgado, do reto e do ânus, sejam benignas ou malignas.
O que é proctologia?
A proctologia, também conhecida como coloproctologia, é o ramo da Medicina dedicado a estudar as patologias do intestino grosso, do ânus e do reto. Os médicos proctologistas realizam o estudo das condições do paciente para chegar a um diagnóstico e receitar o tratamento que vai devolver qualidade de vida ao indivíduo. Esses tratamentos podem ser cirúrgicos ou não cirúrgicos.
Antes conhecida apenas como proctologia, a especialidade ganhou o nome de coloproctologia quando ficou responsável por tratar não apenas as enfermidades que acometiam o ânus e o reto, mas também o intestino grosso (cólon).
Qual a formação do proctologista?
O proctologista é formado em medicina, ele tem formação avançada em problemas do intestino, sendo treinado e especializado em cirurgia geral para poder realizar tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos de doenças do intestino delgado e grosso, reto e ânus.
Quais problemas o proctologista pode tratar?
A proctologia cuida de condições diversas como doenças inflamatórias intestinais como a retocolite e a diverticulite, doença de Crohn, as hemorroidas, as fissuras anais, o prolapso retal, a constipação constante, a incontinência fecal, os tumores benignos ou malignos, a doença pilonidal, a síndrome do intestino irritável, entre outros.
A proctologia também trata dos diferentes tipos de câncer que podem assolar o intestino. Nesses casos, os médicos se aliam em uma junta médica, contando com a expertise dos médicos oncologistas para receitar o tratamento ideal para a recuperação do paciente.
Outros problemas que podem ser tratados pelo proctologista:
- abcessos perianais;
- fístulas perianais;
- lesões pós-cirúrgicas do ânus;
- doenças sexualmente transmissíveis;
- infecções intestinais;
- incontinência fecal;
- pólipos intestinais;
- síndrome do intestino irritável.
Quando procurar o proctologista?
Uma pessoa deve ir ao médico especializado em proctologia quando notar a presença de sangue ou muco nas fezes, tiver alterações prolongadas no ritmo e no funcionamento do intestino, apresentar dor, inchaço, ardor no ânus ou notar a presença de caroços e nódulos não só na região, como na parte inferior do abdômen também.
Há outros sintomas que podem ligar o alerta e a necessidade de consultar um proctologista, como dor ou dificuldade para evacuar, prisão de ventre crônica, diarréia constante que dura mais de três semanas, verrugas no ânus, cólica intestinais repentina ou frequentes, vontade repentina para defecar, aumento do número de evacuações por dia, perda involuntária de gases ou de grande quantidade de fezes líquidas ou sólidas.
Muitas vezes, o paciente que agenda uma consulta no médico proctologista vai por indicação de um médico de alguma outra especialidade, como a clínica médica.
Quais exames o proctologista pode solicitar?
Para realizar o diagnóstico das condições, alguns exames da proctologia são a colonoscopia e a manometria anorretal. Através dos exames, é possível definir o diagnóstico e a conduta mais assertiva para o tratamento, seja clínico ou cirúrgico. Entre os principais exames realizados na especialidade estão: exame físico no períneo (toque retal); exame de fezes; colonoscopia; ultrassonografia e endoscopia digestiva baixa; retossigmoidoscopia e anuscopia.
Quais tratamentos o proctologista pode recomendar?
O diagnóstico é o que vai ser determinante, já que na proctologia, o tratamento varia de acordo com o caso. Os tratamentos podem ser por medicações, por mudanças de alimentação e higiene. Em alguns casos pode haver necessidade de cirurgia.
Onde encontrar o proctologista?
Na Rede D’Or você pode contar com o proctologista em diversos estados brasileiros. Entre em contato com a nossa Central de Agendamento para saber as unidades que oferecem atendimento.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!