O câncer é classificado como um crescimento desordenado de células malignas em uma determinada área do corpo. Quando ele surge na próstata, a glândula que produz esperma e líquido seminal no homem, é chamado de câncer de próstata.
A boa notícia é que esse é um dos tipos de câncer com maior taxa de sobrevida após o diagnóstico da doença.
O câncer de próstata pode ser:
O câncer de próstata costuma atingir pacientes de mais idade, sendo mais comumente detectado em homens acima dos 65 anos (75% dos casos). Por conta disso, o principal fator de risco é a idade avançada. Agentes genéticos, como casos de câncer de próstata na família, também entram como um fator de risco.
Além desses, existem hábitos e doenças que podem estimular o desenvolvimento do câncer de próstata. São eles:
O câncer de próstata costuma ser uma doença silenciosa. Muitas vezes, os pacientes que estão ainda no início da doença podem não apresentar nenhum sintoma. É importante lembrar também que a maioria dos tumores desse tipo cresce de forma muito lenta e não chega a dar sinais ou prejudicar a saúde do paciente.
Os sintomas podem incluir:
Como nem todo paciente pode apresentar esses sinais, é importante que homens acima dos 40 anos realizem anualmente o exame de próstata, conduzido pelo médico urologista.
Esse exame consegue ajudar o paciente a detectar a doença em sua fase inicial, facilitando a realização do tratamento. Outros exames de imagem também podem ser necessários.
Vale lembrar que a presença desses sintomas não equivale, necessariamente, a um diagnóstico de câncer de próstata, sendo necessário realizar acompanhamento médico para obter um diagnóstico.
O diagnóstico do câncer de próstata é feito por meio do exame de toque retal. Geralmente, o exame físico é complementado com um exame de sangue, que avalia a dosagem de PSA, um tipo de componente que aparece em níveis elevados quando o câncer está presente.
Biópsias e outros exames de imagem também podem ser solicitados para fechar o diagnóstico do câncer de próstata.
O tratamento do câncer de próstata costuma ser decidido pelos médicos urologistas e oncologistas, em conjunto. Os tratamentos sempre são feitos para aquele paciente em específico, seguindo seu estadiamento.
Geralmente, é feito um procedimento cirúrgico de remoção total ou parcial da próstata, por vezes utilizando recursos da cirurgia robótica. Também podem ser realizado tratamentos com radioterapia e terapia hormonal.
A Oncologia D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Ceará, Tocantins, Bahia e Maranhão.
Para consultas, exames e demais procedimentos, entre em contato com a nossa Central de Agendamento.
Você também pode acompanhar nossas redes sociais para ficar por dentro de conteúdos exclusivos.