O pâncreas é um órgão essencial do corpo humano, responsável por produzir e secretar substâncias que ajudam na digestão dos alimentos (função exócrina), além de auxiliar na regulagem dos níveis de açúcar no sangue, por meio da produção e liberação de insulina e glucagon (função endócrina).
Quando o pâncreas apresenta em uma de suas áreas (o órgão é tradicionalmente dividido em três partes: cabeça, corpo e cauda) um crescimento acelerado e desordenado de um grupo de células consideradas anormais, diz-se que o paciente possui câncer de pâncreas.
Geralmente, essa doença tem um caráter bastante agressivo e de evolução rápida, sendo que seu diagnóstico costuma acontecer de forma tardia, fazendo com que esse tipo de câncer apresente uma alta taxa de mortalidade. A enfermidade é rara em jovens com menos de 30 anos e atinge proporcionalmente homens e mulheres, geralmente com idade superior a 50 anos, especialmente entre os 65 e os 80 anos.
Existem alguns tipos de câncer de pâncreas, sendo o adenocarcinoma o mais comum e agressivo, responsável por cerca de 95% dos casos desse tumor. Normalmente a doença começa nos ductos pancreáticos, porém pode se desenvolver a partir das células que produzem as enzimas pancreáticas (carcinomas de células acinares).
Também há outras variantes dos adenocarcinomas pancreáticos, como o carcinoma adenoescamoso, o carcinoma acinar, o de células em anel de sinete, o de células claras e o carcinoma mucinoso.
O segundo tipo mais comum são os tumores benignos ou malignos das células das ilhotas do pâncreas, originando-se nas células endócrinas do órgão. Um dos mais comuns é o insulinoma, tumor que pode produzir insulina em excesso e provocar quadros graves de hipoglicemia.
O câncer de pâncreas não possui causas exatas e definidas. No entanto, sabe-se que a doença pode ter sua origem na cabeça, no corpo ou na cauda do órgão. Outras doenças que afetam o pâncreas, como a pancreatite crônica e o diabetes, também podem causar uma maior predisposição ao desenvolvimento do câncer de pâncreas.
Entre os fatores de risco reconhecidos encontram-se o tabagismo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e comidas gordurosas, diabetes tipo 2, certas síndromes genéticas, cirurgias para tratamento de úlceras ou retirada da vesícula biliar, a obesidade e a exposição a agrotóxicos e outros agentes cancerígenos.
O câncer no pâncreas pode ser uma doença bastante silenciosa e de difícil detecção. Alguns de seus sintomas podem incluir:
Os sintomas de câncer de pâncreas são bastante similares aos de outras doenças que atingem a região do pâncreas e das vias biliares. Para obter um diagnóstico preciso e correto da doença, é preciso consultar um médico que fará os exames e testes necessários para comprovar o câncer.
O câncer de pâncreas é diagnosticado por meio de exames de imagem que podem incluir: tomografia computadorizada, ressonância magnética, colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPER) e ultrassom de abdômen.
Como o órgão está localizado atrás do estômago, sua visualização pode ser mais complicada e demandar vários exames de imagem. Uma vez que é encontrada alguma anormalidade no tecido do pâncreas, como um nódulo, podem ser necessárias biópsias para comprovar ou não o diagnóstico de câncer de pâncreas e planejar o tratamento da doença.
De forma geral, o tratamento do câncer de pâncreas é definido de acordo com a sua extensão para outros órgãos e a possibilidade de remoção completa da doença.
A remoção cirúrgica completa do câncer aumenta a chance de cura. A cirurgia robótica pode ser indicada. Tratamentos adicionais à cirurgia (adjuvantes) podem ser indicados, de acordo com as características da doença e condições do paciente.
Nos casos mais avançados, o tratamento frequentemente indicado é a quimioterapia sistêmica.
A Oncologia D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Ceará, Tocantins, Bahia e Maranhão.
Para consultas, exames e demais procedimentos, entre em contato com a nossa Central de Agendamento.
Você também pode acompanhar nossas redes sociais para ficar por dentro de conteúdos exclusivos.