
Colonoscopia
Faça seu exame Colonoscopia no Hospital Norte D'Or, localizado em Rio de Janeiro - RJ
Sinônimos
- Colonoscopia (Inclui A Retossigmoidoscopia)
O que é Colonoscopia?
A Colonoscopia é um exame que visa estudar o interior da porção final do intestino grosso e o interior das paredes do intestino delgado, com enfoque especial em pontos como o reto e o cólon.
A Colonoscopia é essencial para a detecção de condições como o câncer de cólon e reto, além da presença de possíveis pólipos no intestino, que podem ser um fator de risco para o câncer.
Inflamações, fissuras e outras alterações na aparência do final do intestino também são detectadas com a colonoscopia, como colite, varizes ou doença diverticular.
Geralmente, a Colonoscopia é indicada quando a pessoa passa a notar sintomas importantes, como sangue nas fezes e alteração em seu formato, dores abdominais, perda de peso sem motivo aparente ou diarreia persistente. Além disso, também é indicada rotineiramente para o rastreio do câncer do cólon em pessoas no início da terceira idade.
Como é feito o exame de Colonoscopia?
O exame de Colonoscopia é realizado por meio de um tubo flexível e fino com uma câmera na ponta. O paciente recebe uma leve sedação, além de anestesia local, e esse equipamento é inserido no corpo dele, no ânus,e é guiado até chegar ao ceco, parte inicial do intestino grosso em que fica a ligação com o intestino delgado. Ou até o íleo terminal, a parte final do intestino delgado. Durante o trajeto, as imagens aparecem no monitor para ser gravadas e fotografadas.
Caso haja alguma suspeita, esse tubo pode ter acoplado a ele, além da câmera, uma pequena pinça na ponta, que pode ser utilizada para retirar amostras de tecido, que então são enviadas para análise. O exame dura de 20 a 60 minutos.
Atualmente, também existe a Colonoscopia virtual, que busca analisar os mesmos problemas, porém, com uma abordagem diferente. O exame é feito a partir de imagens obtidas na tomografia computadorizada com baixa dose de radiação, utilizando equipamentos em 3D.
Como é o preparo da Colonoscopia?
O preparo da Colonoscopia é extenso e varia de acordo com cada paciente, mas começa alguns dias antes.
Nos dois dias que antecedem a colonoscopia, o paciente deverá fazer uma dieta para digestão fácil, o que envolve alimentos como pão, arroz, carne, peixe, ovos cozidos, iogurte sem frutas e massas brancas. Líquidos como sucos sem polpa da fruta são válidos. Devem ser evitados leite, frutas, frutos secos, verduras, legumes e cereais.
No dia anterior ao exame, é recomendada uma dieta líquida para que não sejam produzidos resíduos no intestino grosso.
De modo geral, é preciso preparar o corpo para o exame, evitando ingerir comida sólida no dia do procedimento. Deve-se, no entanto, fazer uso de água, água de coco e suco de limão e tomar uma medicação laxativa, que fará com que o corpo elimine as fezes para que o intestino possa estar limpo e fácil de ser visualizado pelo médico que vai conduzir o exame.
O paciente também deverá aumentar o consumo de água para evitar ficar desidratado, além de suspender o uso de certos medicamentos, de acordo com orientação médica.
Quais os cuidados são necessários após a Colonoscopia?
Apesar de não precisar de internação, com o paciente sendo liberado após a realização do exame de Colonoscopia, existem alguns cuidados que devem ser tomados. O paciente deverá estar acompanhado, já que é necessário o uso de sedativo e anestésico, que provocam sonolência.Isso quer dizer que não se pode dirigir e trabalhar no dia.
Quando a Colonoscopia é contraindicada?
O exame de Colonoscopia é contraindicado nos seguintes casos:
- Quando o paciente apresentar qualquer suspeita clínica que envolve diverticulite aguda, radiológica de abdômen agudo perfurativo ou de megacólon tóxico;
- Infarto recente;
- Embolia pulmonar recente;
- Neutropenia importante;
- Em grávidas com menos de dois semestres de gestação;
- Grande aneurisma de aorta ou de ilíaca;
- Grande esplenomegalia.
Quais soluções a Rede D'Or oferece?
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar com precisão doenças, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (21) 3747-3600 para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamento
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (21) 3747-3600.