Este exame permite observar a coluna desde a porção cervical até a porção sacrococcígea, avaliando qualquer tipo de alteração na coluna do paciente, como, por exemplo a, rotação dos discos para um lado ou outro, o que caracteriza o diagnóstico de escoliose.
O exame de Raio-X é um dos exames de imagem mais comuns na medicina. É um exame indolor, não invasivo e de baixo custo.
Funciona através da emissão de raios que penetram alguns tecidos do corpo humano, tornando a imagem enegrecida ao raio-X. Já em outros tecidos, os raios não penetram, como nos ossos e estruturas com certo grau de calcificação, fornecendo imagens brancas.
No caso do exame de Raio-X de coluna total para escoliose (telespondilografia), é feita uma imagem panorâmica de toda a coluna vertebral do paciente, com o objetivo de diagnosticar a escoliose e avaliar o grau da escoliose.
A escoliose é uma condição caracterizada por uma curvatura anormal da coluna, que pode pender mais para a direita ou para a esquerda, dependendo da rotação dos discos vertebrais.
A escoliose pode causar uma assimetria entre os lados do corpo do paciente, além de causar desconforto muscular, sendo que, nos casos mais graves, essa dor pode ser até mesmo incapacitante. Alguns casos de escoliose requerem tratamento cirúrgico para ajustar a curvatura da coluna sendo que é preciso realizar o exame de Raio-X de coluna total para escoliose (telespondilografia) antes de qualquer procedimento médico.
Para a realização do Raio-X de coluna total para escoliose (telespondilografia),o paciente irá sentar-se sobre uma maca e será posicionado pelo profissional da radiologia; habitualmente o exame é realizado no mínimo em duas posições diferentes: de frente e de lado.
Durante a captação das imagens, o profissional que estiver realizando o exame irá se ausentar, podendo dar orientações ao paciente a partir da sala de comando. O paciente deverá permanecer imóvel para que não prejudique a qualidade das imagens.
As imagens obtidas durante o exame de Raio-X de coluna total para escoliose (telespondilografia) permitem observar a coluna desde a porção cervical até a porção sacrococcígea, avaliando qualquer tipo de alteração na coluna do paciente, como, por exemplo a, rotação dos discos para um lado ou outro, o que caracteriza o diagnóstico de escoliose.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (21) 3509-4700 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (21) 3509-4700.