Ultrassonografia de Linfonodos Cervicais
Este exame estuda os linfonodos presentes na pescoço.
O que é Ultrassonografia de Linfonodos Cervicais?
O ultrassom é um exame de imagem não invasivo e rápido em que o paciente não é exposto à radiação. Ele funciona por meio do uso de ondas sonoras de alta frequência, que ecoam dentro do corpo da pessoa. A resposta desse eco forma imagens, visualizadas pelos médicos examinadores em tempo real.
Esse tipo de ultrassonografia estuda os linfonodos presentes no pescoço, também conhecidos como gânglios linfáticos. Eles são estruturas que fazem parte do sistema linfático e atuam no sistema de defesa do organismo. Por vezes, essas estruturas podem aumentar de tamanho (íngua) e apresentar características diferentes da normalidade. São nesses casos que a realização da ultrassonografia de linfonodos cervicais é indicada.
Como é feito o exame Ultrassonografia de Linfonodos Cervicais?
Na ultrassonografia de linfonodos cervicais, o paciente deita-se em uma maca, em decúbito dorsal (de barriga para cima). O médico examinador deverá aplicar um gel no pescoço do paciente, para permitir o melhor deslizar do equipamento de ultrassom. As imagens das estruturas anatômicas aparecem em tempo real na tela.
Pode ser solicitado que o paciente movimente o pescoço durante o exame. Não é necessário nenhum tipo de preparo para sua realização.
Para que serve o Exame Ultrassonografia de Linfonodos Cervicais?
Os achados nesse exame deverão servir como complemento e auxílio para diagnóstico após o exame físico do paciente e o relato do histórico de sintomas. Problemas nos linfonodos cervicais podem estar associados a infecções e câncer, por exemplo.
O exame é importante para localizar com precisão os linfonodos, avaliar sua relação com as estruturas ao redor e descrever suas características como tamanho, limites, número e forma.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone 3003 3230 para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamento
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone 3003 3230.