Arritmologia Pediátrica
A arritmologia pediátrica é uma subespecialidade médica que visa diagnosticar e tratar a arritmia em crianças. Trata-se de uma condição que provoca irregularidades na frequência cardíaca que podem ser classificadas como taquicardia (batimentos acelerados) ou bradicardia (batimentos lentos).
O que é a Arritmologia Pediátrica?
A arritmologia pediátrica é uma subespecialidade médica da cardiologia que visa diagnosticar e tratar a arritmia em crianças. Trata-se de uma condição que provoca irregularidades na frequência cardíaca que podem ser classificadas como taquicardia (batimentos acelerados) ou bradicardia (batimentos lentos).
A taquicardia supraventricular (TSV) é a arritmia que mais atinge crianças, um quadro caracterizado por alterações dos impulsos elétricos no átrio, a câmara superior do coração. O histórico familiar é o principal fator de risco para a doença.
Além da hereditariedade, a arritmia cardíaca durante a infância pode ser causada por anormalidades no coração que surgem nas primeiras 8 semanas de vida, conhecidas como cardiopatias congênitas.
Diante desses casos, o papel do arritmologista pediátrico é diagnosticar o problema para, então, iniciar o tratamento adequado.
Qual é a formação do especialista em arritmologia pediátrica?
Além da graduação em medicina, o profissional deve ter concluído residência em cardiologia pediátrica e, depois, realizado especialização em arritmias cardíacas.
Quando procurar um especialista em arritmologia pediátrica?
Os batimentos cardíacos anormais costumam ser percebidos pelos pais e até pela própria criança quando está mais velha. Os responsáveis devem ficar atentos a sintomas e sinais como desmaios após atividades exaustivas, tonturas, palpitações, cansaço físico e falta de ar.
Crianças com cardiopatias congênitas ou histórico familiar de arritmia cardíaca devem ser acompanhadas por um especialista, buscando prevenir e identificar a condição precocemente. Inflamações no coração e distúrbios metabólicos também são fatores de alerta.
Como é feito o diagnóstico da arritmia pediátrica?
Para diagnosticar a arritmia pediátrica, o especialista analisa as queixas,o estado de saúde e o histórico familiar do paciente, além de realizar exames físicos como medição da pressão e auscultação do coração.
Ao observar qualquer anormalidade, pode ser necessário fazer um eletrocardiograma infantil, exame de imagem indicado para avaliar a saúde cardíaca. Em alguns casos, também é feito o ecocardiograma para avaliação qualitativa e quantitativa.
Quais os tratamentos podem ser indicados para a arritmia pediátrica?
Entre os principais tratamentos da arritmia pediátrica estão os medicamentos, a radiofrequência, o marca-passo e odesfibrilador. O médico indica a terapia adequada por meio da avaliação de cada caso, baseado em fatores como a saúde geral do paciente e a gravidade do problema.
Se o seu filho tem se queixado de batimentos cardíacos acelerados ou lentos demais, além da identificação dos sintomas citados neste artigo, procure um especialista o quanto antes. Se precisar, pode contar com a Rede D’Or.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas.
Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!