Nutrição Geral
A nutrição visa estudar o papel dos nutrientes e da alimentação dentro de nosso organismo. São os nutricionistas que, por meio de exames e testes, conseguem determinar se nosso corpo necessita de insumos específicos para ajudá-lo a funcionar melhor ou para que ele passe a atuar da forma como deveria.
O que é nutrição?
A nutrição é o ato de fornecer componentes fundamentais para o funcionamento do organismo humano. Como especialidade médica, estuda as relações entre os alimentos e nutrientes ingeridos, otimizando ao máximo esse consumo por meio das melhores combinações e com foco na manutenção da saúde.
Pode ter tanto efeito curativo e terapêutico, direcionando esforços para controlar condições físicas como a diabetes, quanto efeito preventivo, auxiliando um paciente na perda de peso ou na suplementação de nutrientes que visa corrigir algum tipo de sintoma para evitar que ele vire uma doença séria.
Importância da alimentação
A alimentação é de suma importância para o bom funcionamento do organismo, já que é por meio dos alimentos que o corpo consegue energia para funcionar bem e realizar as atividades do cotidiano.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) contempla cinco princípios básicos de uma alimentação saudável que são universalmente relevantes:
- limitar a ingestão de açúcares refinados;
- mudar o consumo de gordura das gorduras saturadas para as insaturadas e eliminar as gorduras trans presente na indústria;
- limitar o consumo de sódio e garantir que o sal seja iodado;
- aumentar o consumo de grãos inteiros, vegetais, frutas, nozes e leguminosas;
- garantir a disponibilidade de água potável gratuita e segura.
A nutrição atua com base nesses princípios e adota, ainda, as melhores práticas médicas baseadas em evidências científicas para garantir a saúde integral do paciente.
O papel do nutricionista
O nutricionista atua na orientação de uma alimentação adequada, a fim de manter o organismo em equilíbrio e saudável. São os nutricionistas que, por meio de exames e testes específicos, conseguem determinar se nosso corpo necessita de insumos específicos para ajudá-lo a funcionar melhor ou para que ele passe a atuar da forma como deveria.
Os profissionais que trabalham com nutrição devem ter uma visão geral do corpo humano, similar à da clínica médica, que os capacite a receitar tratamentos alimentares que dialoguem com outras áreas, como a oncologia e a pediatria. Os nutricionistas também atuam como auxiliares no diagnóstico e tratamento de distúrbios alimentares, como a anorexia e a bulimia.
São, ainda, aliados essenciais na hora de tratar condições físicas diversas, que podem ou não ser consequência de outros quadros clínicos, como a obesidade, a diabetes, os ovários policísticos e as doenças da tireoide. Por meio de recomendações alimentares, atuam suplementando o organismo para que a alimentação consiga ser uma grande aliada na recuperação total ou parcial do paciente.
O profissional fornece, ainda, orientação alimentar em diversas etapas da vida humana, do nascimento ao envelhecimento, sendo, portanto, parte fundamental de qualquer programa com foco em medicina preventiva e qualidade de vida.
A nutrição em cada fase da vida
- Para bebês, crianças e adolescentes que ainda estão no processo de formação de seus paladares e dietas, uma consulta de nutrição pediátrica é a melhor forma de orientar crianças e pais em relação a uma alimentação saudável. A nutrição pediátrica consegue auxiliar os pais durante o processo de introdução alimentar, possibilitando a formação de um adulto com hábitos alimentares saudáveis.
- Para atletas e pessoas que praticam esportes de alta performance, a nutrição é ainda mais importante, porque ela precisa fornecer uma quantidade de calorias que permite que o corpo funcione bem, sem sobrecarregar o organismo e causar problemas futuros. A melhor forma de encontrar a dieta perfeita para qualquer atividade esportiva a ser realizada em alto nível é por meio de uma visita a um médico especializado em nutrição esportiva. Esse profissional poderá receitar dietas e suplementos vitamínicos e protéicos que poderão auxiliar no melhor desempenho esportivo de um indivíduo.
- A nutrição também presta um serviço essencial quando o assunto são pacientes hospitalizados ou que realizam algum tipo de nutrição diferenciada, como parenteral, feita por via endovenosa nos pacientes que não conseguem se alimentar da forma tradicional. Para esses pacientes que estão internados, o nutricionista realiza visitas diárias para aferir o funcionamento do intestino, a disposição física e até mesmo o humor.
Os hospitais da Rede D’Or possuem nutricionistas capacitados para fazer o acompanhamento dos pacientes internados para o diagnóstico ou tratamento de doenças e condições diversas.
As instituições médicas da Rede D’or São Luiz também oferecem especialistas em nutrição clínica, aptos a realizar o acompanhamento nutricional de qualquer paciente.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!