Hepatologia
A hepatologia é uma subespecialidade da gastroenterologia que visa estudar o fígado, prevenindo, diagnosticando e tratando de doenças e condições médicas que possam afetar esse, que é um dos órgãos mais importantes de todo o corpo humano.
O que é hepatologia?
A hepatologia, também chamada de gastro-hepatologia, é uma subespecialidade da gastroenterologia que visa a estudar o fígado e órgãos que atuam com ele, como vesícula biliar e pâncreas. Ela atua prevenindo, diagnosticando e tratando doenças e condições médicas que possam afetar o fígado, uma das partes mais importantes de todo o corpo humano. O significado de “hepatologia” é, literalmente, “estudo do fígado”, já que a palavra grega para o órgão é “hepar”.
O fígado é um dos órgãos mais plurais do nosso organismo. Ele possui atribuições que vão desde secretar substâncias que auxiliam no funcionamento do organismo a metabolizar lipídeos e proteínas. Além disso, o fígado pode também processar hormônios e drogas, como o álcool, e destruir as células do sangue que já não estão mais funcionando da forma que deveriam. Por sua multifuncionalidade e também por ocupar boa parte do abdômen, foi preciso criar uma especialidade médica focada em tratar somente do fígado.
Qual a formação do hepatologista?
A formação em hepatologia está, de certa forma, ligada à gastroenterologia. Para ser hepatologista, além da formação em medicina, é necessário passar por capacitação em gastroenterologia, que dura entre dois e três anos. Nesse período, pode-se estudar em certo período a hepatologia de forma exclusiva, ou, ao final da especialização, realizar mais um curso adicional na área.
Quais problemas o hepatologista pode tratar?
Entre as doenças e condições médicas abordadas pela hepatologia, incluem-se, por exemplo: a cirrose, a esteatose hepática (também chamada de “fígado gorduroso”), a doença de Wilson, a hemocromatose, as hepatites A, B, C e D, a hepatite autoimune e também a hepatite causada pelo uso incorreto de medicamentos.
De maneira geral, qualquer doença que acometa o fígado é chamada de hepatopatia. Existem também formas crônicas de hepatopatia, que causam dores contínuas ao paciente. Exemplo disso é a doença hepática crônica, condição capaz de causar alterações na geografia do fígado e até mesmo certos tipos de deficiências.
Além disso, é importante ressaltar que pedras e inflamações na vesícula e refluxo biliar também podem ser tratadas por hepatologistas ou gastroenterologistas especializados em hepatologia.
Quando procurar o hepatologista?
Pode ser necessário procurar um hepatologista ao ter sintomas que indicam quaisquer alterações no fígado, como diferença na coloração das fezes e dores de cabeça frequentes. Sintomas como pele e olhos amarelados e urina escura podem indicar problemas na vesícula ou no pâncreas, e também devem ser motivo de uma consulta com um hepatologista.
Quais exames o hepatologista pode solicitar?
Em uma consulta, o hepatologista pode requerer a realização de vários exames, como os de sangue, tomografia, ressonância magnética, ultrassom e biópsias, que o ajudam a realizar um diagnóstico mais preciso. A partir disso, normalmente, o médico deve indicar os tratamentos a serem seguidos.
Quais tratamentos o hepatologista pode recomendar?
Para problemas hepatológicos, o especialista pode recomendar a adoção de um estilo de vida mais saudável, dietas, medicamentos e, em casos mais graves, cirurgias.
Onde encontrar o hepatologista?
Na Rede D’Or você pode contar com hepatologistas experientes e tratamento multidisciplinar com equipe altamente especializada.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!