Estomatologia
O que é estomatologia?
Muitos já sabem que a odontologia é fundamental para a saúde bucal e dentária da vida das pessoas, mas poucas pessoas sabem que atualmente há mais de 20 especialidades, e entre elas está a estomatologia.
A palavra estomatologia vem do grego “estoma”, que significa boca. Essa especialidade foca nas estruturas bucais – lábios, glândulas salivares, dentes, língua, ossos maxilares, o céu da boca (palato mole e duro) e as tonsilas palatinas.
Como essa região pode ser acometida por diversas doenças, a estomatologia tem como função auxiliar o paciente na prevenção, diagnóstico e no tratamento de diversas patologias, já que muitos problemas de saúde acabam se manifestando primeiramente na região bucal. Por isso esse profissional é tão importante, para identificar a doença e indicar tratamento o quanto antes, e assim evitar complicações na qualidade de vida do indivíduo.
Qual a diferença entre um dentista e um estomatologista?
A diferença entre ambos está até mesmo no percurso profissional. O estomatologista é um profissional licenciado em medicina, que posteriormente se especializa em estomatologia, e geralmente exerce sua função em hospitais, clínicas privadas e centros de saúde. No Brasil ainda há uma carência de dentistas com essa especialização.
Ao contrário de um dentista, o estomatologista está apto a tratar de patologias benignas como infecções, úlceras, inflamações, cistos, nódulos, manchas, entre outros. Ele também é importante para identificar o diagnóstico precoce de câncer bucal, além de ser o profissional indicado para analisar e, se necessário, realizar biópsias das lesões da boca e dos ossos maxilares.
Quando procurar um estomatologista?
As pessoas que devem procurar um profissional dessa área com mais frequência são os fumantes e quem ingere bebidas alcoólicas diariamente, já que isso aumenta as chances de desenvolver um câncer na boca. No entanto, podem haver diversas manifestações orais que necessitam da atenção de um estomatologista para se ter uma análise mais detalhada do problema.
Sinais simples não devem ser ignorados como aftas persistentes, feridas no céu da boca, herpes labial, gengivite, boca seca, cáseos amigdalianos, entre outros.
Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Sergipe, Maranhão, Bahia e no Distrito Federal. Marque a sua consulta.