Cirurgia de Cotovelo
Além do tratamento medicamentoso e da realização de fisioterapia e de exercícios de reabilitação, por vezes é necessário realizar uma cirurgia de cotovelo para recuperar essa articulação.
O que é cirurgia de cotovelo?
O cotovelo é uma das articulações mais delicadas e sofisticadas do corpo humano. É ele que permite que realizemos movimentos básicos, como digitar, comer, escrever, dirigir, levantar peso e praticar exercícios físicos diversos.
É por conta desse caráter polivalente que o cotovelo fica sujeito a condições como fraturas, inflamações e fissuras. Além do tratamento medicamentoso e da realização de fisioterapia, por vezes é necessário realizar uma cirurgia para recuperar essa articulação. A cirurgia de cotovelo compreende então o tratamento de ossos, músculos, articulações, nervos e ligamentos nessa região do corpo.
Qual a formação do cirurgião de cotovelo?
Para se especializar em cirurgia de cotovelo, o médico já deve ter realizado residência em ortopedia e traumatologia. Essa especialização dura cerca de um ano. Além disso, a formação inclui a capacidade para tratar ombros.
Quais problemas o cirurgião de cotovelo pode tratar?
Além de traumas e lesões, os cirurgiões especialistas em cotovelo podem tratar doenças como bursite, tendinite, epicondilite lateral (cotovelo de tenista) e tendinite calcária, por exemplo.
Quando procurar o cirurgião de cotovelo?
Você deve procurar o cirurgião de cotovelo caso tenha tido alguma lesão ou sofrer com dores no local. Uma visita a esse especialista também pode ser recomendada por outros médicos, como o clínico geral e o ortopedista.
Quais exames o cirurgião de cotovelo pode solicitar?
Cada cirurgia no cotovelo é singular, ou seja, seu tratamento depende diretamente do quadro clínico do paciente. Muitas vezes, são realizados exames de imagem como raios X, a tomografia, a ressonância magnética e o ultrassom da articulação para se obter um diagnóstico preciso.
Quais tratamentos o cirurgião de cotovelo pode recomendar?
Em alguns casos da cirurgia de cotovelo, pode ser necessário implantar parafusos e travas para auxiliar a articulação a se curar com mais firmeza. Outra opção é passar o período pós-operatório da cirurgia de cotovelo com o braço engessado.
Uma outra modalidade da cirurgia de cotovelo é a artroscopia, feita com o auxílio de uma pequena câmera. Essa, por sua vez, é inserida na articulação por meio de uma incisão. Assim, o médico é capaz de visualizar a situação interna e realizar reparos de forma menos invasiva.
O tempo de recuperação após uma cirurgia de cotovelo também varia de acordo com o paciente e o seu quadro. Além disso, é possível que o indivíduo precise fazer sessões de fisioterapia ou acompanhamento médico multidisciplinar.
Onde encontrar o cirurgião de cotovelo?
Na Rede D’Or você pode contar com o cirurgião de cotovelo em diversos estados brasileiros. Entre em contato com a nossa Central de Agendamento para saber as unidades que oferecem atendimento.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!