Este exame tem como enfoque o retroperitônio do paciente, ou seja, órgãos, vasos e demais estruturas anatômicas que se encontram na parte mais posterior do abdômen.
Também conhecida como ultrassom ou ecografia com doppler, a ultrassonografia com doppler é um exame de imagem que permite ao médico avaliar o aumento ou a diminuição da vascularização na região observada. Também auxilia na análise da velocidade do sangue dentro dos vasos. Os registros são feitos por meio de ondas sonoras e podem ser observados em tempo real no monitor.
Por sua vez, a ultrassonografia com doppler do retroperitônio é indicada para avaliar o retroperitônio do paciente, ou seja, órgãos, vasos e demais estruturas anatômicas que se encontram na parte posterior do abdômen.
A ultrassonografia com doppler do retroperitônio é feita por meio de um aparelho de ultrassom. Durante o exame, o paciente permanece em decúbito dorsal (de barriga para cima) em uma maca. Enquanto isso, o médico utiliza um pequeno aparelho, chamado de transdutor, e o desliza na região a ser analisada.
Antes de tudo, o médico aplica um gel no local para permitir que o equipamento deslize com maior facilidade. O exame é rápido, indolor e não invasivo. O paciente não é exposto à radiação durante a sua realização.
A Ultrassonografia com Doppler do Retroperitônio permite avaliar órgãos e estruturas que se encontram no espaço retroperitoneal, como pâncreas, rins, glândulas adrenais e veia cava inferior.
Por meio do doppler, é possível diferenciar as doenças, de acordo com a intensidade do fluxo sanguíneo. O exame auxilia no diagnóstico de condições como:
Dependendo do que for encontrado na ultrassonografia com doppler de retroperitônio, pode ser necessário complementação com outros exames. A tomografia computadorizada, a ressonância magnética ou até mesmo as biópsias são alguns exemplos.
É necessário jejum para realização da ultrassonografia com doppler do retroperitônio. Podem ser prescritas medicações para diminuir a quantidade de gases no intestino, buscando evitar prejuízos à visualização das estruturas durante o exame.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas.
Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Agendamento de consultas, exames e demais procedimentos:
3003-3230
rededor.com.br
Como é o preparo para o exame de Ultrassonografia Com Doppler do Retroperitônio?
Clique no link abaixo e acesse o preparo completo do exame de Ultrassonografia Com Doppler do Retroperitônio.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone 3003-3230 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone 3003-3230.