Este exame serve para o tratamento de invaginação intestinal, evitando complicações e uma possível intervenção cirúrgica.
É um procedimento utilizado para tratar casos de invaginação intestinal, quando uma parte do intestino se desloca para dentro de outra, causando obstrução. O processo é guiado por ultrassonografia (US).
A invaginação intestinal, também chamada de intussuscepção, é mais frequente em crianças de até 3 anos. É uma condição grave, que pode provocar peritonite (inflamação do peritônio, membrana que cobre o intestino e outros órgãos) e até a morte.
Nesse procedimento médico, chamado de enema, um pequeno catéter com balão de ar na ponta é inserido via reto. O cateter será guiado por ultrassom, que capta imagens do abdômen. Uma vez identificada a invaginação, o balão de ar é inchado para fazer com que o intestino retorne ao seu lugar original.
Se a redução for bem sucedida, o paciente permanece no hospital em observação, para cuidado de eventuais complicações, como perfuração intestinal.
Caso o procedimento não dê resultado e o intestino continue com a intussucepção, é necessário encaminhar para procedimento cirúrgico devido à gravidade do caso.
Serve para o tratamento de invaginação intestinal, evitando complicações e uma possível intervenção cirúrgica.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000.