O exame permite estudo completo de ossos do punho e tecidos moles, como músculos e tendões, permitindo observar fraturas e tendinites.
O Raio-x, também conhecido como radiografia, é um exame de imagem muito comum, devido a seu baixo custo, rapidez e por ser um exame não invasivo, dispensando preparos prévios. O exame utiliza baixas doses de radiação para identificar alterações em ossos e órgãos, sendo, portanto, contraindicado para gestantes.
É um exame bastante utilizado em emergências devido à sua rapidez. Ele gera fotografias na região analisada em segundos, gerando imagens bidimensionais em uma chapa.
Em casos de estruturas, como ossos, a anormalidade é identificada como um corte escuro.
No caso do Raio-X de Punho, o exame permite estudo completo de ossos do punho e tecidos moles, como músculos e tendões, permitindo observar fraturas e tendinites.
O Raio-X de Punho é realizado mais comumente como paciente sentado, e o punho avaliado é apoiado sobre o chassi, que estará posicionado na maca. O posicionamento do punho pode ser com a palma das mãos para cima ou para baixo, dependendo da condição do paciente.
O médico solicitante pode pedir também que a radiografia seja feita de perfil. Nesse caso, o paciente irá posicionar a lateral do punho sobre a placa do chassi, ficando com a palma da mão de perfil e o dedão para cima.
A captura de imagens é feita pela máquina de Raio-X, que emite um feixe de partículas que atravessam o corpo em diferentes velocidades e com maior ou menor facilidade. O feixe de partículas deixa impressões em uma chapa, resultando numa “fotografia” das estruturas.
Em geral, o exame de raio-x de punho não exige pré-preparo. Devido à radiação, é aconselhável que o paciente retire qualquer objeto metálico que esteja utilizando, como anéis, brincos e cinto.
Além de fraturas e tendinite, o exame de Raio-X de Punho permite observar tumores e processos inflamatórios e infecciosos, como síndrome do túnel do carpo.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.
Como é o preparo para o exame de Raio-X de Punho?
CHEGADA: 30 minutos antes do horário agendado.
DURAÇÃO: 20 minutos.
JEJUM: não é necessário.
CONTRAINDICAÇÕES: em caso atraso menstrual ou gestação suspeita ou confirmada, não se recomenda a realização do exame.
EXAMES ANTERIORES: se houver exames de imagem anteriores relacionados ao problema atual, leve-os na data agendada.
OUTRAS INFORMAÇÕES: é necessário levar os documentos necessários (pedido médico, carteira do convênio, CPF e documento com foto).
Clique no link abaixo e acesse o preparo completo para o exame de Raio-X de Punho.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000.