Este exame avalia as principais estruturas anatômicas da região torácica.
A planigrafia, também conhecida como tomografia linear, é um exame de raio-x em que obtêm-se radiografias do corpo do paciente colocando em evidência estruturas que ficariam sobrepostas.
A planigrafia é um exame pouco utilizado atualmente, sendo usada ainda na odontologia para a realização de radiografias panorâmicas dos dentes.
O planígrafo é um aparelho em que o tubo e o filme se movem ao mesmo tempo, mas em direções opostas.
Um raio-x de planigrafia (mediastino) estuda a anatomia das estruturas do tórax, como coração, costelas e pulmões e/ou possíveis patologias.
O raio-x de planigrafia (mediastino) é um procedimento não invasivo e indolor. O paciente se deita em uma maca ou fica de pé contra determinada superfície. O exame é direcionado ao tórax, orientado quanto à queixa.
O aparelho emite um feixe de luz e partículas invisíveis, que atravessam o corpo em diferentes velocidades e com maior ou menor facilidade, conforme a área.
Os feixes de partículas, após atravessarem o corpo, aterrissam em uma chapa e deixam impressões, como se fosse uma fotografia.
Assim, o osso ganha uma determinada impressão, enquanto tecidos moles e líquido geram outras marcas, permitindo visualizar o corpo e fazer o diagnóstico com base no exame de raio-x.
O exame de raio-x de planigrafia (mediastino) avalia as principais estruturas anatômicas da região torácica:
Por se tratar de um exame de raio-x, não é necessário preparo prévio. No entanto, é necessário levar exames anteriores que se relacionam com o procedimento.
Gestantes em fase inicial da gravidez só poderão fazer o exame caso seja solicitado pelo médico.
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar com precisão doenças, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000.