Além de permitir o estudo do tamanho do coração (crescimento do coração pode ser um sinal de distúrbios cardíacos), com o exame de Raio-X de coração e vasos da base também se visualiza depósitos de cálcio nas veias e artérias do coração, se há alargamentos ou estreitamentos de veias e artérias, que afetam a saúde cardíaca.
O raio-x é o exame de imagem mais comum; estuda ossos e a musculatura, permitindo também observar órgãos, como intestinos e pulmões.
No caso do exame de raio-x de coração e vasos da base, avaliamos o coração e seus vasos sanguíneos. Podemos observar o contorno do coração, mensurar seu tamanho e estudar outras doenças que afetam seu bom funcionamento.
Para a realização do raio-x de coração e vasos da base, o paciente deita-se em uma maca ou fica em pé contra uma superfície (posicionamento orientado pelo técnico) e fica sozinho na sala.
A captura de imagens é feita pela máquina de raio-x, que emite um feixe de partículas que atravessam o corpo em diferentes velocidades e com maior ou menor facilidade, deixando impressões em uma chapa, resultando na “fotografia” das estruturas.
O osso determina certa impressão, enquanto tecidos moles e conteúdo líquido geram outras marcas, permitindo visualizar seu interior.
Além de permitir o estudo do tamanho do coração (o crescimento do coração pode ser um sinal de distúrbio cardíaco), com o exame de raio-x de coração e vasos da base, também se visualizam depósitos de cálcio nas veias e nas artérias do coração e se há alargamentos ou estreitamentos de veias e artérias que afetam a saúde cardíaca.
Não existe um preparo para o exame de raio-x de coração e vasos da base, mas, em gestantes, pode ser realizado apenas a partir do 3º mês de gestação. Além disso, caso estejam amamentando, podem ter de interromper o aleitamento por um período de 24 a 48 horas após o exame.
Na Rede, D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar com precisão doenças, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000.