Vectoeletronistagmografia é um exame otoneurológico que avalia a função vestibular de forma indireta, ou seja, avalia o labirinto, responsável pelo equilíbrio e os sistemas envolvidos para seu bom funcionamento.
Embora o nome seja difícil de pronunciar, trata-se de um procedimento relativamente simples. A vectoeletronistagmografia consiste em uma série de exames e testes otoneurológicos para avaliar a função do vestibular de forma indireta, ou seja, o labirinto, responsável pelo equilíbrio, e pelos sistemas envolvidos para seu bom funcionamento. A avaliação é feita por meio da observação dos movimentos oculares involuntários (nistagmos), que permite ao otorrinolaringologista realizar um diagnóstico preciso.
A vectoeletronistagmografia serve para diagnosticar doenças e possíveis lesões que afetam o labirinto e, consequentemente, o equilíbrio do corpo. Ela é indicada para pacientes que apresentam sintomas como:
O paciente que possui qualquer um desses sintomas, com origem nas vias do labirinto, tem seu caso estudado pelo exame. Após descartar ou confirmar quadros como a labirintopatia, mais conhecido como labirintite, é possível iniciar um tratamento adequado e mais efetivo ou solicitar a realização de outros exames.
A vectoeletronistagmografia também é fundamental para monitorar o paciente que está em tratamento, buscando identificar o agravamento ou a melhoria do quadro, além de ajudar a determinar o fim da terapia.
O exame é feito por eletrodos que são colocados próximos aos olhos, responsáveis por traduzir o que ocorre no labirinto. O médico realiza estímulos visuais e de temperatura durante os testes. É fundamental que o paciente não se movimente e nem contraia o rosto. O exame é indolor e cada teste dura cerca de 20 a 60 segundos, com duração total de 7 a 45 minutos. Em alguns casos, podem ocorrer tonturas, desconfortos e náuseas.
Para realizar a vectoeletronistagmografia, o paciente deve estar em jejum de, no mínimo, 6 horas. Também é preciso evitar o uso de medicamentos labirínticos e cafeína durante os 5 dias que antecedem o exame.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000.