Esse exame analisa o VIII par, um nervo também chamado de nervo vestibulococlear e do labirinto.
A pesquisa de pares cranianos relacionados ao VIII par é um exame da área de otorrinolaringologia que busca estudar o vestíbulo coclear, uma região responsável pela audição, pelo equilíbrio e pela coordenação motora. Mais especificamente, analisa o VIII par, um nervo também chamado de nervo vestibulococlear e do labirinto.
O exame de pesquisa de pares cranianos relacionados ao VIII par costuma ser indicado para pacientes que relatam sintomas como enjoo, náusea e tontura, além de zumbido nos ouvidos e perda auditiva.
O exame de pesquisa de pares cranianos relacionados com o VIII par é feito com o auxílio de um médico, que orienta o paciente a realizar uma série de movimentos e a relatar como se sente, além de questionar se consegue ouvir determinados sons.
Um dos testes que costumam ser incluídos na pesquisa de pares cranianos relacionados ao VIII par, é o teste de Romberg. Nele, orienta-se que a pessoa se levante, permanecendo com os pés juntos e os braços colados ao corpo. O médico fica ao lado do indivíduo, com os braços ao seu redor, e o paciente deve fechar os olhos. Caso o indivíduo caia mais para um lado do que para o outro, por exemplo, o especialista conseguirá perceber se ele possui alguma lesão nos nervos do vestíbulo coclear.
O médico ainda utiliza um instrumento chamado diapasão para produzir vibrações próximas à face do paciente, que deve relatar se consegue ouvir melhor de um lado ou de outro e se o som sai mais ou menos alto.
Com a pesquisa de pares cranianos relacionados ao VIII par, o médico consegue avaliar o estado do labirinto e do vestíbulo coclear. Assim, é possível confirmar ou descartar diagnósticos que estão relacionados a enfermidades como labirintite, neurinoma do acústico e doença de Meniére.
Também é possível analisar em detalhe a perda auditiva, permitindo entender se há lesão nos nervos responsáveis pela audição e pelo equilíbrio do corpo.
Para fazer a pesquisa de pares cranianos relacionados ao VIII par, é recomendado sempre seguir as recomendações médicas. Afinal, pode ser necessário suspender o uso de medicamentos ou evitar a realização de atividades físicas nos dias que antecedem o teste.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000.