Na Ultrassonografia Obstétrica 4D, as imagens captadas pelo ultrassom são tratadas e fornecem detalhes do corpo do bebê, permitindo visualizar face e órgãos genitais, fazendo com que o médico avalie possíveis doenças e condições adversas fetais.
A ultrassonografia obstétrica é um exame de imagem feito pela gestante antes do nascimento do bebê, buscando avaliar a saúde e o desenvolvimento do feto. Dessa forma, ajuda a prevenir e identificar precocemente doenças e condições adversas.
Quando o exame é realizado na modalidade 4D, as imagens captadas pelo ultrassom são tratadas e bem mais detalhadas, o que permite visualizar face e órgãos genitais. Além da maior definição, os registros podem ser feitos em movimento, possibilitando, até, identificar limitações de mobilidade.
A indicação para a ultrassonografia obstétrica 4D é entre a 26ª e a 29ª semana de gestação, quando existe uma variedade de fatores que permitem melhor visualização do bebê.
A ultrassonografia obstétrica 4D é feita da mesma forma que o ultrassom convencional. A paciente se deita em uma maca, e o médico aplica um gel em seu abdômen, responsável por deslizar o transdutor do aparelho com mais agilidade.
O médico passa o equipamento na região abdominal da gestante para captar imagens em diferentes ângulos. A duração do exame varia de acordo com os pontos de interesse a se investigar no feto.
A ultrassonografia obstétrica 4D permite acompanhar a gestação com a maior qualidade possível de imagens, facilitando a visualização de detalhes e a identificação de doenças e malformações. Entre as condições que podem ser diagnosticadas por ela, estão:
Esse tipo de ultrassom também costuma ser indicado diante de uma malformação identificada em exames anteriores.
Para que as imagens sejam captadas com maior facilidade, recomenda-se que a gestante tome bastante água antes da realização do exame. Também, deve-se evitar a utilização de cremes hidratantes e cosméticos na barriga.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000.