A mamografia convencional bilateral é um exame radiológico realizado por duas incidências realizadas em cada mama para prevenção e identificação precoce do câncer de mama – este é o segundo câncer mais comum entre as mulheres.
Apesar de ser semelhante à forma digital, o procedimento é realizado por meio da obtenção de imagens do Raio- X de forma analógica, com a revelação de imagens por uma chapa. A forma convencional ainda é a mais comum e acessível.
No exame de mamografia convencional bilateral, a paciente fica posicionada em pé. Além disso, deverá ficar imóvel, segurando a respiração por alguns segundos, com os seios sustentados/firmados entre as duas placas do mamógrafo para captação das imagens. Algumas mulheres podem sentir desconforto em decorrência da compressão de uma área sensível do corpo durante o exame.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
DURAÇÃO: até 30 minutos.
JEJUM: não é necessário, mas é preciso evitar a utilização de cosméticos (cremes, desodorantes etc.) nos seios e nas axilas no dia do exame.
CONTRAINDICAÇÕES: não realizar o exame em caso de suspeita ou confirmação de gravidez. Também não é indicado durante a amamentação ou o período pré-menstrual, sendo realizado apenas em casos especiais e recomendados pelo médico.
EXAMES ANTERIORES: se possuir exames de imagem relacionados ao problema atual (como biópsias, ultrassonografias de mamas e mamografias), leve-os para comparação;
OUTRAS INFORMAÇÕES: é preciso levar consigo documentos essenciais, como pedido médico original e assinado pelo profissional de saúde, carteira do convênio, CPF e documento com foto. Além disso, o paciente deve levar exame recente de creatinina, realizado até 90 dias antes da data do exame com contraste. A não realização do preparo solicitado pode comprometer as imagens ou até mesmo gerar o cancelamento do exame.
Clique no link abaixo e acesse o preparo completo para o exame de Mamografia Convencional Bilateral.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000.