O que é a medida de difusão do monóxido de carbono?
Conhecido também pelas siglas DLCO e DCO, o exame de medida de difusão do monóxido de carbono avalia a função pulmonar do paciente por meio da análise das taxas de transferência do gás monóxido de carbono para as hemácias (células vermelhas).
Trata-se de um exame muito rápido e indolor, que geralmente é recomendado para pacientes que já possuem o diagnóstico de outras doenças pulmonares, como a doença pulmonar intersticial, a hipertensão pulmonar e o tromboembolismo pulmonar, por exemplo.
Como é feito o exame de medida de difusão do monóxido de carbono?
O exame de medida de difusão do monóxido de carbono requer que o paciente fique um dia inteiro sem fumar, evite álcool e atividade física. Outras recomendações são indicadas no dia do agendamento do exame.
Para a medida de difusão do monóxido de carbono, o paciente permanece sentado durante toda a duração do teste e deve respirar, por meio de uma cânula, o ar que é emitido por um aparelho.
Ele deve seguir as recomendações do médico enquanto realiza o exame, já que pode receber a recomendação de fazer determinadas manobras respiratórias.
Para que serve o exame de medida de difusão do monóxido de carbono?
Com a medida de difusão do monóxido de carbono, os médicos conseguem verificar se os sintomas relatados pelo paciente estão relacionados ao seu pulmão ou se são resultados da atividade de outros órgãos e estruturas do organismo.
Em pacientes que relatam falta de ar ou dificuldade para respirar, por exemplo, o exame de medida de difusão do monóxido de carbono ajuda a confirmar ou descartar diagnósticos, permitindo que o médico constate , por exemplo, se se trata de um diagnóstico de asma ou de enfisema pulmonar.
O exame de medida de difusão do monóxido de carbono também pode ser indicado antes da realização de um procedimento cirúrgico, porque permite a análise do chamado risco cirúrgico.
Preparo
Além de não fumar no dia anterior, o paciente deve evitar ingerir bebidas com cafeína no dia do exame, tais como: refrigerante à base de Cola, café, chá e chocolate.
Em relação aos medicamentos, alguns também não podem ser tomados no dia do exame, entre eles estão os broncodilatadores. Para esse exame, não é necessário jejum.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000.