A endoscopia baixa é essencial para a detecção de condições como o câncer de cólon e reto, além da presença de possíveis pólipos no intestino, que podem ser um fator de risco para o câncer.
A endoscopia baixaé um exame que visa estudar o interior da porção final do intestino, com enfoque especial em pontos como o reto e o cólon.
A endoscopia baixa é essencial para a detecção de condições como o câncer de cólon e reto, além da presença de possíveis pólipos no intestino, que podem ser um fator de risco para o câncer.
Inflamações, fissuras e outras alterações na aparência do final do intestino também são detectadas com a endoscopia baixa.
O exame de endoscopia baixa é feito por meio de um tubo flexível e fino, com uma câmera na ponta. O paciente recebe uma leve sedação, além de anestesia local, e esse equipamento é inserido no corpo dele, por meio do ânus.
Caso haja alguma suspeita, esse tubo pode ter, além da câmera, uma pequena pinça na ponta, que pode ser utilizada para retirar amostras de tecido, que então são enviadas para análise.
O preparo da endoscopia baixa é extenso e varia muito de acordo com cada paciente.
De modo geral, é preciso preparar o corpo para o exame, evitando ingerir comida sólida no dia do exame e tomando uma medicação laxativa, que fará com que o corpo elimine as fezes para que o intestino possa estar limpo e fácil de ser visualizado pelo médico que vai conduzir o exame.
O paciente também deverá aumentar seu consumo de água, para evitar ficar desidratado, além de suspender o uso de certos medicamentos, de acordo com orientação médica.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000.