É um exame de visualização interna do pulmão, da laringe aos brônquios.
A broncoscopia é um exame de visualização interna das vias aéreas nasais até os brônquios, passando pela nasofaringe, pela laringe e pela traqueia. O exame também é conhecido como endoscopia respiratória.
O equipamento utilizado para a realização do exame chama-se broncoscópio e contém uma câmera em sua extremidade, o que permite visualizar todo o caminho do aparelho pelas vias aéreas.
Existem dois tipos de broncoscópio: o flexível e o rígido. A maior parte dos exames para fins diagnósticos é realizada com o primeiro tipo, necessitando de anestesia local e sedativos. Nos casos em que é necessária a utilização do tubo rígido – como o alargamento das vias aéreas e a retirada de um corpo estranho, por exemplo, – o procedimento se dá sob anestesia geral, no hospital.
O broncoscópio também é capaz de colher material para realização de biópsia, caso seja necessário. Após o exame, o paciente permanece em observação até a recuperação. Sua realização requer a presença de um acompanhante.
A broncoscopia completa é um instrumento de investigação de doenças como: câncer de pulmão, pneumonia e infecções pulmonares, por exemplo.
Geralmente, a broncoscopia completa é recomendada para pacientes que apresentam sintomas como hemoptise (tosse com sangue), tosse que não melhora, falta de ar constante, rouquidão, respiração ruidosa e colapso pulmonar. Suspeita de inalação de fumaça, trauma no tórax ou sangramento pulmonar também podem necessitar do exame.
Além disso, em alguns casos, a broncoscopia completa é usada para fins terapêuticos. Por exemplo, quando há a necessidade de remover pólipos ou objetos estranhos nas vias aéreas.
Em determinadas situações , durante a broncoscopia completa, o paciente recebe soro fisiológico, o chamado lavado broncoalveolar. O líquido remanescente é aspirado e enviado para análise em busca de bactérias e fungos para verificar infecção pulmonar.
Na Rede, D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar com precisão doenças, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000.