Cirurgia Buco Maxilo Facial
A especialidade odontológica da cirurgia bucomaxilofacial também pode ser chamada de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial. Nesse tipo de intervenção, os cirurgiões possuem uma especialização abrangente, que engloba técnicas para tratar de problemas que atingem a face, a boca, o maxilar, o pescoço e o nariz.
Cirurgia Buco Maxilo Facial no Hospital IFOR
O Hospital iFor também está preparado para realizar tratamentos de disfunção de ATM, trauma facial, cirurgia ortognática, cirurgia para tratamento de lesões benignas da região orofacial e para reabilitação oral e maxilo facial.
Disfunção de ATM:
A Disfunção de ATM ou Articulação Temporo Mandibular é uma das desordens mais comuns no ambulatório do Cirurgião Buco Maxilo. Pacientes apresentam como queixas principais a cefaléia, otalgia, dores faciais e cervicais.
Sua origem é multifatorial e o tratamento vai desde medicamentoso, passando pelo tratamento clínico, através de dispositivos intra-orais, até tratamentos mais complexos envolvendo cirurgia.
Trauma Facial:
Compreende trauma oral, mandibular, maxilar, orbitário e nasal na fase aguda.
O Cirurgião Buco Maxilo Facial atua no trauma facial buscando o restabelecimento precoce do paciente permitindo o retorno mais breve as suas atividades.
Utilizamos desde técnicas conservadoras (contenções, medicação e orientação ao paciente) até técnicas mais complexas (cirúrgicas ou não) sempre com intuito de diminuir o tempo de afastamento do paciente.
Cirurgia Ortognática:
Cirurgia Ortognática é um procedimento realizado rotineiramente pelo Cirurgião Buco Maxilo Facial. Este procedimento visa a correção de deformidades dento-faciais, ou seja, correção de discrepâncias de desenvolvimento da maxila e/ou da mandíbula, permitindo o restabelecimento das funções adequadas do sistema estomatognático.
Patologia:
Existem inúmeras lesões patológicas que acometem a região do sistema estomatognático. O Cirurgião Buco Maxilo Facial atua realizando tratamento de lesão benigna do complexo Maxilo Facial assim como no diagnóstico precoce de lesões cancerígenas.
Reabilitação Oral:
Reabilitação de pacientes com sequelas quer seja de trauma, de lesões patológicas ou anomalias de desenvolvimento, através de técnicas de osteotomias, enxertos ósseos e implantes.
O que é cirurgia bucomaxilofacial?
Cirurgia bucomaxilofacial é uma especialidade que realiza procedimentos e intervenções cirúrgicas em áreas que envolvem a boca, o maxilar, o pescoço e o nariz.
A especialidade odontológica da cirurgia bucomaxilofacial também pode ser chamada de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial.
Como é a formação dos especialistas em cirurgia bucomaxilofacial?
Nesse tipo de intervenção, os cirurgiões possuem uma especialização abrangente, que engloba técnicas para tratar de problemas que atingem a face, a boca, o maxilar, o pescoço e o nariz.
Em que pacientes pode ser realizada a cirurgia bucomaxilofacial?
Uma cirurgia bucomaxilofacial pode ser realizada em um paciente que sofreu um trauma, como um acidente de carro, e precisa ser operado para devolver qualidade de vida e funcionalidade a essa região do corpo.
Diferentemente da cirurgia plástica, esse tipo de procedimento não possui um viés estético e busca mais corrigir deformidades nos ossos e articulações do que nos tecidos moles, como a pele e os músculos, como faz a cirurgia plástica.
A cirurgia bucomaxilofacial pode ser feita em pacientes que passam por doenças e condições médicas como câncer de boca, fraturas faciais, cistos, prognatismo, mordida errada, problemas na ATM (articulação temporomandibular) que podem causar dificuldades na fala, na mordida e estalos quando a boca é aberta, e apneia do sono.
Certas remoções de dentes, como as que são feitas nos dentes do siso que estão atravessados, também entram debaixo do ramo da cirurgia bucomaxilofacial.
Que materiais são usados na cirurgia bucomaxilofacial?
Para tratar o paciente de forma completa, os especialistas em cirurgia bucomaxilofacial podem fazer o uso de implantes, próteses e até mesmo enxertos ósseos que são geralmente retirados da bacia do próprio paciente.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Sergipe, Maranhão e Bahia.