Manual de direitos e deveres
Os cuidados em relação ao paciente e seus familiares devem considerar as suas necessidades próprias e únicas, respeitando suas crenças e seus valores culturais, psicossociais e espirituais, preservando sua dignidade e autoestima.
Os resultados dos processos assistenciais podem melhorar quando os pacientes e familiares são bem informados e envolvidos nas decisões sobre os cuidados.
Com intuito de garantir a acessibilidade dos clientes aos seus direitos e deveres, criamos o MANUAL DE DIREITO E DEVERES.
Comitê de Bioética
O comitê de Bioética do Hospital do Coração do Brasil é formado por um grupo com profissionais de diversas áreas e procura analisar casos que trazem dilemas bioéticos, emitindo pareceres e promovendo ações de cunho educativo a fim de minimizar os conflitos bioéticos que possam existir.
Os dilemas podem envolver questões relacionadas ao início e fim da vida, autonomia dos pacientes, procedimentos e recursos terapêuticos ou diagnósticos, questões sociais, culturais e espirituais relacionadas à saúde, entre outras.
Não é de responsabilidade do comitê analisar fatos já comtemplados por conselhos profissionais como condutas impróprias de profissionais, exercício ilegal da profissão ou divulgação de informações de pacientes em mídias sociais
Prevenção de Queda
Queda é o deslocamento não intencional do corpo para um nível inferior à posição inicial com incapacidade de correção em tempo hábil, provocado por circunstâncias multifatoriais, resultando ou não em dano.
(Diretriz para Prevenção de Quedas AMB / CFM – 2008).
Quedas de pacientes internados contribuem para aumentar o tempo de permanência hospitalar. Pode ter como complicações comuns, contusões ou fraturas, lesões cortantes, sangramento/hematoma, dor, traumatismos, ansiedade, depressão e medo de cair de novo, incapacidade física e óbito.
O Hospital do Coração do Brasil trabalha incansavelmente para prevenir esse evento na instituição. Com intuito de orientar os pacientes e familiares, a Rede D’Or criou um vídeo autoexplicativo, para facilitar a comunicação com os nossos clientes e introduzi-los na prevenção de quedas intra-hospitalar.