Densitometria Ossea
A densitometria óssea foi e continua sendo utilizada principalmente no diagnóstico da osteoporose e de outras afecções que apresentam alterações da densidade óssea.
O que é densitometria óssea?
O exame de densitometria óssea é um exame de imagem feito para medir a densidade dos ossos presentes no corpo humano, por meio de minerais presentes nesse tecido.
Nele, o paciente deita em uma máquina que realiza a medição dos ossos e consegue informar ao médico se houve alguma perda ou redução na quantidade de massa óssea, o que é essencial para detectar doenças e condições nos ossos como a osteoporose, por exemplo.
Ele deve ser feito com uma certa periodicidade por pacientes que estão na lista de fatores de risco para a osteoporose, o que inclui mulheres após a menopausa, homens acima dos 70 anos de idade e pacientes com doenças de tireoide.
A densitometria óssea foi e continua sendo utilizada principalmente no diagnóstico da osteoporose e de outras afecções que apresentam alterações da densidade óssea. Mais recentemente, a técnica de densitometria (DXA) foi aprimorada, agora permitindo quantificar e discriminar outros tecidos corporais, como o conteúdo de gordura e de tecidos livres de gordura (massa magra) em diferentes segmentos do corpo, do ponto de vista segmentar e total, resultando em avaliação corporal pela DXA. Sendo assim, a técnica pode ser aplicada em múltiplas situações clínicas, como no diagnóstico e acompanhamento de perdas musculares e de distúrbios nutricionais por causas diversas, assim como no acompanhamento de intervenções nutricionais e de treinamento físico.
Para que serve a densitometria óssea?
A principal serventia da densitometria óssea é justamente detectar mudanças na composição de seus ossos e diagnosticar (ou não) o paciente com condições como a osteoporose.
Quando um paciente possui osteoporose, seus ossos ficam mais fracos que o normal, podendo sofrer fraturas e fissuras com maior facilidade, por exemplo.
Orientações
Orientações Gerais
- Chegar com 30 minutos de antecedência.
- Em casos de atrasos o exame poderá ser reagendado.
- Se houver trazer exames anteriores de densitometria óssea.
- Não realizamos em pacientes menores de 18 anos.
- Não é necessário vir acompanhado.
- Continue tomando a medicação prescrita por seu médico.
- Se possível usar roupas de malha, sem nenhum tipo de metal.
Documentos Necessários
- Documento original com foto.
- Carteira do convênio (com o último comprovante de pagamento quando for particular).
- Guia ou senha, caso necessário, de acordo com a orientação do convênio.
- Pedido do exame com carimbo e assinatura do médico.
Preparativos para o exame
- Recomenda-se um intervalo mínimo de 72 horas para a realização da densitometria se realizado exames contrastados na mesma semana.
- Recomenda-se que aos pacientes não tomem tabletes de cálcio 24 horas antes da realização do exame.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (61) 3213-4000 para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamento
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (61) 3213-4000.