Microcirurgia Reconstrutiva
Esse tipo de procedimento médico costuma ser feito com o auxílio de instrumentos de ampliação, como microscópios, lupas e até mesmo lentes especiais. Esses equipamentos ajudam o médico a visualizar bem a estrutura que precisa ser reparada, fazendo movimentos mais precisos e delicados.
O que é microcirurgia reconstrutiva?
O ramo das cirurgias é bastante amplo e extenso. Existem cirurgias robóticas, que são realizadas por meio de um robô, diminuindo a chance de tremores na mão do médico, e as que são feitas da forma tradicional, com pontos e suturas. Mas, também existem microcirurgias reconstrutivas.
Esse tipo de procedimento médico costuma ser feito com o auxílio de instrumentos de ampliação, como microscópios, lupas e até mesmo lentes especiais. Esses equipamentos ajudam o médico a visualizar bem a estrutura que precisa ser reparada, permitindo-o realizar movimentos mais precisos e delicados.
Qual a formação do microcirurgião?
A microcirurgia é uma área que pode contar com médicos de diferentes especialidades. Para realizar especialização na área de microcirurgia, é necessário já ter realizado residência em ortopedia e traumatologia ou cirurgia plástica, por exemplo. Dessa forma, será possível atuar em diferentes partes do corpo humano.
Quais problemas o microcirurgião pode tratar?
Uma microcirurgia reconstrutiva pode ser recomendada para tratar quase todas as partes do corpo humano, incluindo nervos, vasos, ligamentos e tendões, sendo assim aplicável a diversos campos da medicina.
Além disso, tem como foco tratar outras diversas condições, como cortes profundos que necessitam de suturas. Esse tratamento é realizado também para recolocar no lugar um membro amputado, como um dedo. Microcirurgias reconstrutivas tratam tumores e nódulos localizados em nervos ou próximos a estruturas nobres do corpo humano, como a coluna vertebral.
Lesões em nervos, em geral, são tratadas com o uso de microcirurgia reconstrutiva. Um exemplo é a cirurgia para tratar a paralisia obstétrica. Esse tipo de procedimento cirúrgico também pode ser direcionado para cuidar de fraturas expostas, feridas graves, lesões do plexo braquial e até mesmo transplantes de órgãos.
Quando procurar o microcirurgião?
O especialista indicará a microcirurgia dependendo do problema que o paciente apresenta. Por se tratar de uma modalidade de ação, sua prescrição provavelmente será feita pelo médico que ofereceu o diagnóstico cirúrgico.
Quais exames o microcirurgião pode solicitar?
O microcirurgião pode solicitar exames de imagem, para verificar detalhes sobre a área afetada. Além disso, também são comuns os exames pré-operatórios, como eletrocardiograma, hemograma e ecocardiograma, por exemplo.
Quais tratamentos o microcirurgião pode recomendar?
A cirurgia reconstrutiva pode ser considerada um tipo de tratamento. No mais, o microcirurgião acompanha todo o pré e pós cirúrgico.
Onde encontrar o microcirurgião?
Em um ano, a Rede D’Or realiza mais de 229 mil procedimentos cirúrgicos.
Na Rede D’Or, você pode contar com o microcirurgião em diversos estados brasileiros. Entre em contato com a nossa Central de Agendamento para saber as unidades que oferecem atendimento.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!