![Raio-X de Planigrafia Linear de Mastoide](https://wp.rededorsaoluiz.com.br/wp-content/uploads/2019/07/Hero_RaioX-min.jpg)
Raio-X de Planigrafia Linear de Mastoide
Este exame é solicitado para diagnóstico de estruturas cranianas, além de fornecer algumas sobreposições e uma avaliação do contorno das estruturas em estudo.
O que é o Raio-X de Planigrafia Linear de Mastoide?
A planigrafia linear de mastoide é um exame de raio-X que gera imagens detalhadas de uma área específica do corpo, minimizando a sobreposição de outras estruturas ao redor.
O exame é solicitado para examinar estruturas ósseas cranianas, como o processo mastoide, permitindo a visualização de possíveis alterações anatômicas.
Para que serve o exame de Raio-X de Planigrafia Linear de Mastoide?
O exame é utilizado principalmente para avaliar as estruturas ósseas da mastoide, proeminência óssea localizada atrás da orelha. Ele viabiliza detectar alterações anatômicas, inflamações ou infecções na região, além de ajudar no diagnóstico de condições como mastoidite e outros problemas relacionados às articulações temporomandibulares (ATM). Também pode ser útil na investigação de doenças otológicas (do ouvido).
Como é realizado o exame de Raio-X de Planigrafia Linear de Mastoide?
O exame é realizado com o paciente deitado em uma maca e posicionado no aparelho de tomografia linear. Durante o procedimento, o tubo de raio-X e o receptor de imagens (filme ou sensor) se movem simultaneamente em direções opostas ao redor da área de interesse.
O paciente deve permanecer imóvel para assegurar a qualidade das imagens. Antes do exame, objetos metálicos, como joias, devem ser removidos, e o paciente responde a um questionário sobre sua saúde, para avaliar possíveis contraindicações.
Quais são as indicações para o exame de Raio-X de Planigrafia Linear de Mastoide?
Este exame é indicado em casos de:
- Suspeita de mastoidite ou outras infecções ósseas na região da mastoide;
- Avaliação de fraturas ou lesões cranianas;
- Investigação de condições que afetam a articulação temporomandibular (ATM);
- Diagnóstico de alterações anatômicas cranianas.
Quais são as contraindicações para o exame de Raio-X de Planigrafia Linear de Mastoide?
Como qualquer exame de raio-X, a planigrafia linear envolve a exposição à radiação. Portanto, suas contraindicações incluem:
- Gravidez: mulheres grávidas (ou com incerteza em relação à gravidez), especialmente no primeiro trimestre, devem evitar a exposição à radiação, a menos que seja absolutamente necessário. Neste caso, é necessário usar a proteção adequada;
- Pacientes com objetos metálicos implantados, como marca-passos, implantes cocleares ou outros dispositivos metálicos que possam interferir nas imagens ou ser afetados pela radiação;
- Pacientes incapazes de permanecer imóveis: o exame exige que o paciente fique parado, então, pessoas que não conseguem se manter imóveis podem ter dificuldades.
O exame de Raio-X de Planigrafia Linear de Mastoide dói?
Não. O exame é indolor. O paciente apenas precisa permanecer imóvel enquanto as imagens são capturadas, o que pode causar algum desconforto pela posição, mas não há dor envolvida no processo.
Qual especialista pode solicitar o exame de Raio-X de Planigrafia Linear de Mastoide?
O exame é recomendado por especialistas que lidam com condições que afetam o crânio, a mastoide e as estruturas adjacentes. Entre os profissionais que podem solicitar esse exame estão: otorrinolaringologistas, cirurgiões de cabeça e pescoço, dentistas, cirurgiões bucomaxilofaciais. neurologistas e neurocirurgiões.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar doenças com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou como uma de suas principais ferramentas a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e pela AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (21) 2545-3600 para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamento
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (21) 2545-3600.