Orientações para alta hospitalar
Quando a internação termina, os cuidados em casa começam. Fique atento(a) às orientações gerais para um bom pós-alta, e mantenha sem na rotina tudo o que o médico assistente indicar, de acordo com o procedimento realizado e sua complexidade.
Após procedimentos cirúrgicos e internações hospitalares o corpo pode sofrer alterações psicológicas, funcionais, estéticas, entre outras.
Cuidados necessários no pós-alta
- Uso seguro dos medicamentos:
- Tome os medicamentos com água;
- Proteja os medicamentos do calor e umidade;
- Cumpra rigorosamente o tratamento prescrito pelo médico;
- Não realize a auto medicação;
- Não tome doses dobradas ao esquecer de uma;
- Tome os medicamentos na hora, dose e período determinados pelo médico para obter os resultados esperados.
As primeiras 24 horas após a sedação/anestesia
Os efeitos da sedação/anestesia podem permanecer por até 24 horas, necessitando de alguns cuidados:
- Não dirija ou opere máquinas;
- Não pratique atividades físicas;
- Não use bebida alcoólica, ela pode aumentar a ação do sedativo/anestésico.
Cuidados com drenos e cateteres
Esses dispositivos podem ser necessários para a continuidade do seu tratamento. Siga a orientação do enfermeiro ou do seu médico sobre a manipulação desses.
Os recipientes devem estar sempre abaixo do local onde se encontram inseridos. Não manipule deliberadamente o circuito de drenagem sem a orientação de seu médico.
Fisioterapia
Caso o paciente tenha sido acompanhado pela equipe de fisioterapia da São Vicente, ele deve seguir as orientações que foram entregues no momento da alta.
Realize a mobilização ativa e segura quando recomendado pela equipe médica assistente.
Como devo me alimentar
A equipe de nutrição da São Vicente faz orientações a todos que têm uma necessidade específica no pós-alta, e essas devem ser seguidas. Caso contrário, siga as de sua equipe assistencial. Lembre-se: sem exageros.
Cuidados com a ferida operatória e curativos
- Observe sinais de sangramento na ferida operatória ou sujidade no curativo.
- Os curativos só devem ser manipulados com autorização do cirurgião.
- As orientações de como deverá ser feita a limpeza e a cobertura da ferida operatória, além da periodicidade da troca serão dadas pelos enfermeiros do Hospital, de acordo com a solicitação médica.
- O curativo deve ficar protegido durante o banho, preferencialmente com plástico filme (o mesmo utilizado no Hospital).
- O curativo não pode permanecer molhado, se acontecer, troque-o imediatamente, com orientação do cirurgião.
- Se a ferida operatória está sem curativo, apenas com os pontos aparentes, você precisará estar sempre com ela limpa e seca. Sendo assim, após o banho, deverá secá-la imediatamente.
- Cuidado na hora de vestir ou retirar as roupas, nesse momento a roupa pode agarrar em algum ponto de sutura e, consequentemente arrancá-lo antes do momento previsto.
Sinais de trombose
A trombose venosa é a formação de um coágulo (trombo) dentro de uma veia, o que dificulta a circulação do sangue, geralmente acometendo as pernas. Esse coágulo pode se desprender e percorrer por todo o corpo, podendo ir parar no pulmão causando embolia pulmonar. Essa embolia causa falta de ar intensa e elevação da frequência cardíaca, o que pode levar a complicações que podem ser prevenidas com observação precoce dos sinais abaixo:
- Dor;
- Escurecimento e inchaço na panturrilha;
- Alteração na aparência da pele, calor ou vermelhidão.
Retorno com o médico assistente
No momento da alta o médico orientará sobre o retorno ao consultório, que já poderá ficar previamente agendado ou não. Lembre-se de agendar seu retorno.
Exames
Os exames realizados durante a internação podem ser retirados no momento da alta, caso já estejam com laudo. Caso contrário, poderão ser solicitados no setor de arquivo pelo telefone (21) 2529-4530.
Contato Ouvidoria: [email protected]